Anguttara Nikaya VI.68

Sanganikarama Sutta

Companhias

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, que um bhikkhu apegado ao convívio, que se delicia em socializar-se, se delicie com o isolamento - isso não é possível. Sem estar isolado e sem a mente se deliciar com o isolamento, que a mente apreenda o sinal - isso não é possível. Quando a mente não apreende o sinal, que o bhikkhu aperfeiçoe o entendimento correto [1] – isso não é possível. Sem aperfeiçoar o entendimento correto, que ele aperfeiçoe a concentração correta [2] – isso não é possível. Sem aperfeiçoar a concentração correta, que ele destrua os grilhões [3] – isso não é possível. Sem destruir os grilhões que ele realize nibbana – isso não é possível.

“Bhikkhus, que um bhikkhu não apegado ao convívio, que não se delicia em socializar-se, se delicie com o isolamento - isso é possível. Estando isolado e a mente se deliciando com o isolamento, que a mente apreenda o sinal - isso é possível. Quando a mente apreende o sinal, que o bhikkhu aperfeiçoe o entendimento correto – isso é possível. Aperfeiçoando o entendimento correto, que ele aperfeiçoe a concentração correta – isso é possível. Aperfeiçoando a concentração correta, que ele destrua os grilhões – isso é possível. Destruindo os grilhões que ele realize nibbana – isso é possível.

 


Notas:

[1] Nota do tradutor: Em geral estamos acostumados a ver nos suttas o entendimento correto, sob a forma da penetração das quatro nobres verdades, como seqüência natural da concentração correta. No MN 117 o Buda diz que o entendimento correto é o precursor do caminho Budista. Nesse caso, é o entendimento da lei de kamma que funciona como precursor. Podemos argumentar que na verdade o entendimento correto permeia todo o caminho da prática sob a forma do entendimento da causalidade. A confirmação disso está no número de vezes em que a atenção com sabedoria, (yoniso manasikara), é mencionada nos suttas, e em particular no que diz respeito à prática da concentração. No SN XLVI.51, é mencionado que o alimento para a concentração é a atenção com sabedoria para o sinal da tranquilidade. [Retorna]

[2] Concentração correta são os jhanas.

[3] Grilhões, veja samyojana no glossário.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Setembro 2008

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.