Anguttara Nikaya VI.52

Khattiya Sutta

Khattiya

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então o brâmane Janussoni foi até o Abençoado e ao chegar ambos se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia terminado ele sentou a um lado e disse:

(1) "Mestre Gotama, qual a aspiração dos khattiyas? Qual é a sua busca? Qual o seu apoio? Qual o seu objetivo? Qual o seu objetivo final?"

"Riqueza, brâmane é a aspiração dos khattiyas; a sua busca é pela sabedoria; o seu apoio é o poder; o seu objetivo é território; o seu objetivo final é a soberania."

(2) "Mas, mestre Gotama, qual a aspiração dos brâmanes? Qual é a sua busca? Qual o seu apoio? Qual o seu objetivo? Qual o seu objetivo final?"

"Riqueza, brâmane é a aspiração dos brâmanes; a sua busca é pela sabedoria; o seu apoio são os Vedas; o seu objetivo é o sacrifício; o seu objetivo final é o mundo de Brahma."

(3) "Mas, mestre Gotama, qual a aspiração dos chefes de família? Qual é a sua busca? Qual o seu apoio? Qual o seu objetivo? Qual o seu objetivo final?"

"Riqueza, brâmane é a aspiração dos chefes de família; a sua busca é pela sabedoria; o seu apoio é o seu ofício; o seu objetivo é o trabalho; o seu objetivo final é terminar o trabalho."

(4) "Mas, mestre Gotama, qual a aspiração das mulheres? Qual é a sua busca? Qual o seu apoio? Qual o seu objetivo? Qual o seu objetivo final?"

"Um homem, brâmane é a aspiração das mulheres; a sua busca é por adornos; o seu apoio são os filhos; o seu objetivo é não ter rivais; o seu objetivo final é ter autoridade."

(5) "Mas, mestre Gotama, qual a aspiração dos ladrões? Qual é a sua busca? Qual o seu apoio? Qual o seu objetivo? Qual o seu objetivo final?"

"O roubo, brâmane é a aspiração dos ladrões; a sua busca é por uma mata cerrada; o seu apoio é a astúcia; o seu objetivo são os lugares escuros; o seu objetivo final é não serem vistos."

(6) "Mas, mestre Gotama, qual a aspiração dos contemplativos? Qual é a sua busca? Qual o seu apoio? Qual o seu objetivo? Qual o seu objetivo final?"

"Paciência e moderação, brâmane é a aspiração dos contemplativos; a sua busca é pela sabedoria; o seu apoio é o comportamento virtuoso; o seu objetivo é nada; [1] o seu objetivo final é nibbana."

"É maravilhoso e admirável, Mestre Gotama! O mestre Gotama sabe a aspiração, a busca, o apoio, o objetivo e o objetivo final de khattiyas, brâmanes, chefes de família, mulheres, ladrões e contemplativos.

"Magnífico, Mestre Gotama! Magnífico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de várias formas, como se tivesse colocado em pé o que estava de cabeça para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para alguém que estivesse perdido ou segurasse uma lâmpada no escuro para aqueles que possuem visão pudessem ver as formas. Eu busco refúgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama me aceite como discípulo leigo que buscou refúgio para o resto da vida."

 


Notas:

[1] Os comentários explicam que esse é o estado de desapego.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Maio 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.