Anguttara Nikaya VI.50

Indriyasamvara Sutta

Contenção das Faculdades

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Se a contenção das faculdades estiver ausente, bhikkhus, então a base para a virtude é destruída naquele em que a contenção das faculdades está ausente. Se a virtude estiver ausente, então a base para a concentração correta é destruída naquele em que a virtude está ausente. Se a concentração correta estiver ausente, então a base para o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são é destruída naquele em que a concentração correta está ausente. Se o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são estiver ausente, então a base para o desencantamento e o desapego é destruída naquele em que o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são está ausente. Se o desencantamento e o desapego estiverem ausentes, então a base para o conhecimento e visão da libertação é destruída naquele em que o desencantamento e o desapego estão ausentes. [1]

"É igual a uma árvore sem galhos e folhas: os brotos não irão amadurecer; nem a casca, nem o alburno e nem o cerne irão amadurecer. Assim também, se a contenção dos sentidos estiver ausente, não haverá base para a virtude ... a base para o conhecimento e visão da libertação é destruída naquele em que o desencantamento e o desapego estão ausentes.

"Mas se a contenção das faculdades dos sentidos estiver presente, bhikkhus, então a virtude terá uma base naquele em que a contenção das faculdades está presente. Se a virtude estiver presente, a concentração correta terá uma base naquele em que a virtude está presente. Se a concentração correta estiver presente, o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são terá uma base naquele em que a concentração correta está presente. Se o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são estiver presente, o desencantamento e o desapego terão uma base naquele em que o conhecimento e visão de como as coisas na verdade são está presente. Se o desencantamento e o desapego estiverem presentes, o conhecimento e visão da libertação terá uma base naquele em que o desencantamento e o desapego estão presentes.

"É igual a uma árvore com galhos e folhas: os brotos irão amadurecer; a casca, o alburno e o cerne irão amadurecer. Assim também, se a contenção das faculdades dos sentidos estiver presente, então a virtude terá uma base ... o conhecimento e visão da libertação terá uma base naquele em que o desencantamento e o desapego estão presentes."

 


Notas:

[1] AA explica “conhecimento e visão das coisas como elas na verdade são”, (yathabhuta-ñanadassana), como insight tenro; desencantamento, (nibida), como insight poderoso; desapego, (viraga), como o nobre caminho supramundano, (os quatro estágios da iluminação); “conhecimento e visão da libertação”, (vimutti-ñanadassana) como o conhecimento do exame. Vimutti equivale ao fruto do arahant, (arahatta-phala).
A concentração correta equivale aos jhanas, portanto esta sequência implica que sem os jhanas não há o “conhecimento e visão de como as coisas na verdade são.” [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 12 Abril 2008

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.