Anguttara Nikaya VI.47

Sanditthika Sutta

Visível no Aqui e Agora

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então, o errante Moliyasivaka foi até o Abençoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia terminado, ele sentou a um lado e disse para o Abençoado:

“’O Dhamma é visível no aqui e agora,’ assim dizem. De que modo o Dhamma é visível no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sábios por eles mesmos?”

“Muito bem, Sivaka, eu lhe farei uma contra pergunta. Responda como quiser. O que você pensa: quando a cobiça está presente em você, você discerne que ‘a cobiça está presente em mim’? E quando a cobiça não está presente em você, você discerne que ‘a cobiça não está presente em mim’?”

“Sim, venerável senhor.”

“O fato de, quando a cobiça está presente em você, você discernir que ela está presente; e quando a cobiça não está presente em você, você discernir que ela não está presente: esse é um dos modos através do qual o Dhamma é visível no aqui e agora.

“O que você pensa: quando a raiva está presente em você ... quando a delusão está presente em você ... quando a raiva não está presente em você ... quando a delusão não está presente em você, você discerne que ‘a delusão não está presente em mim’?”

“Sim, venerável senhor.”

“O fato de, quando a delusão não está presente em você, você discernir que ‘a delusão não está presente em mim’: esse é um dos modos através do qual o Dhamma é visível no aqui e agora.”

“Desse modo, Sivaka, o Dhamma é visível no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sábios por eles mesmos.”

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Maio 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.