Anguttara Nikaya VI.16

Nakula Sutta

Os Pais de Nakula

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Certa vez o Abençoado estava entre os Bhaggas no Parque do Gamo no Bosque de Bhesakala, próximo ao Covil dos Crocodilos. Nessa ocasião, o pai de Nakula, o chefe de família, estava atormentado, sofrendo e gravemente enfermo. Então a mãe de Nakula lhe disse: "Não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.

"Agora pode ser que você esteja pensando, 'A mãe de Nakula não será capaz de dar sustento às crianças ou manter a casa depois que eu me for,' porém você não deveria ver as coisas dessa forma. Eu tenho habilidade em fiar o algodão, em desemaranhar a lã. Eu posso dar sustento às crianças e manter a casa depois que você se for. Portanto não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.

"Agora pode ser que você esteja pensando, ‘A mãe de Nakula irá se casar outra vez depois que eu me for,’ porém você não deveria ver as coisas dessa forma. Você sabe tão bem quanto eu que a minha fidelidade (lit., "celibato do chefe de família") tem sido constante durante os últimos dezesseis anos. Portanto não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.

"Agora pode ser que você esteja pensando, ‘A mãe de Nakula não terá desejo para ir ver o Abençoado, para ir ver a comunidade de bhikkhus, depois que eu me for,’ porém você não deveria ver as coisas dessa forma. Eu terei um desejo ainda maior de ir ver o Abençoado, de ir ver a comunidade de bhikkhus, depois que você se for. Portanto não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.

"Agora pode ser que você esteja pensando, ‘A mãe de Nakula não irá agir totalmente de acordo com os preceitos depois que eu me for,’ porém você não deveria ver as coisas dessa forma. Dentre as discípulas chefes de família vestidas de branco que agem totalmente de acordo com os preceitos, eu sou uma delas. Se alguém duvidar ou negar isso, que pergunte ao Abençoado, um arahant, perfeitamente iluminado, que está entre os Bhaggas no Parque do Gamo no Bosque de Bhesakala, próximo ao Covil dos Crocodilos. Portanto não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.

"Agora pode ser que você esteja pensando, ‘A mãe de Nakula não irá alcançar a tranqüilidade da mente depois que eu me for,’ porém você não deveria ver as coisas dessa forma. Dentre as discípulas chefes de família vestidas de branco que alcançaram a tranqüilidade da mente, eu sou uma delas. Se alguém duvidar ou negar isso, que pergunte ao Abençoado, um arahant, perfeitamente iluminado, que está entre os Bhaggas no Parque do Gamo no Bosque de Bhesakala, próximo ao Covil dos Crocodilos. Portanto não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.

"Agora pode ser que você esteja pensando, ‘A mãe de Nakula não irá obter uma base firme nessa Doutrina e Disciplina, não irá obter um bom suporte, não irá obter consolo, superar as suas dúvidas, dissipar suas perplexidades, alcançar o destemor ou a independência de outros com relação à mensagem do Mestre [uma definição padrão daquele ‘que entrou na correnteza’],' porém você não deveria ver as coisas dessa forma. Dentre as discípulas chefes de família vestidas de branco que obtiveram uma base firme nessa Doutrina e Disciplina, obtiveram um bom suporte, obtiveram consolo, superaram as suas dúvidas, dissiparam as suas perplexidades, alcançaram o destemor e a independência dos outros com relação à mensagem do Mestre, eu sou uma delas. Se alguém duvidar ou negar isso, que pergunte ao Abençoado, um arahant, perfeitamente iluminado, que está entre os Bhaggas no Parque do Gamo no Bosque de Bhesakala, próximo ao Covil dos Crocodilos. Portanto não fique preocupado se você estiver morrendo, chefe de família. A morte é dolorosa para quem está preocupado. O Abençoado criticou estar preocupado no momento da morte.”

Enquanto o pai de Nakula estava sendo estimulado com essa exortação pela mãe de Nakula, sua enfermidade imediatamente amainou. E ele se recuperou da sua enfermidade. Assim é como a enfermidade do pai de Nakula foi abandonada.

Então, pouco tempo depois do pai de Nakula ter se recuperado da enfermidade, não muito tempo depois da sua recuperação da doença, apoiado em uma bengala, ele foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado. O Abençoado lhe disse:

"É seu ganho, seu grande ganho, chefe de família, que você tenha a mãe de Nakula - compassiva e desejando seu bem estar - como sua conselheira e instrutora. Dentre as discípulas chefes de família vestidas de branco que agem totalmente de acordo com os preceitos, ela é uma delas. Dentre as discípulas chefes de família vestidas de branco que alcançaram a tranqüilidade da mente, ela é uma delas. Dentre as discípulas chefes de família vestidas de branco que obtiveram uma base firme nessa Doutrina e Disciplina, obtiveram um bom suporte, obtiveram consolo, superaram as suas dúvidas, dissiparam as suas perplexidades, alcançaram o destemor e a independência dos outros com relação à mensagem do Mestre, ela é uma delas. É seu ganho, seu grande ganho, chefe de família, que você tenha a mãe de Nakula - compassiva e desejando seu bem estar - como sua conselheira e instrutora."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Fevereiro 2006

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.