Anguttara Nikaya VI.12

Saraniya (dutiya) Sutta

Cordialidade

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há esses seis princípios de cordialidade que criam amor e respeito e conduzem à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união. Quais seis?

(1) "Aqui, um bhikkhu pratica, tanto em público como em particular, ações com amor bondade com o corpo para com os seus companheiros na vida santa. Esse é um princípio de cordialidade que cria amor e respeito e conduz à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.

(2) "Outra vez, um bhikkhu pratica, tanto em público como em particular, ações com amor bondade com a linguagem para com os seus companheiros na vida santa. Esse é um princípio de cordialidade que cria amor e respeito e conduz à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.

(3) "Outra vez, um bhikkhu pratica, tanto em público como em particular, ações com amor bondade com a mente para com os seus companheiros na vida santa. Esse é um princípio de cordialidade que cria amor e respeito e conduz à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.

(4) “Outra vez, um bhikkhu comparte as coisas com os seus companheiros virtuosos na vida santa; sem fazer qualquer reserva, ele comparte com eles tudo que seja ganho que esteja de acordo com o Dhamma, e que tenha sido obtido de uma maneira de acordo com o Dhamma, incluindo até mesmo o conteúdo da sua tigela de alimentos. Esse é um princípio de cordialidade que cria amor e respeito e conduz à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.

(5) “Outra vez, um bhikkhu permanece, tanto em público como em particular, possuindo, juntamente com os seus companheiros da vida santa, aquelas virtudes que são intactas, não-laceradas, imaculadas, não-matizadas, libertadoras, elogiadas pelos sábios e que conduzem à concentração. Esse é um princípio de cordialidade que cria amor e respeito e conduz à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.

(6) “Outra vez, um bhikkhu permanece, tanto em público como em particular, possuindo, juntamente com os seus companheiros da vida santa, aquele entendimento que é nobre, que emancipa, e que conduz aquele que pratica em conformidade com esse entendimento, à completa destruição do sofrimento. Esse é um princípio de cordialidade que cria amor e respeito e conduz à coesão, à não-disputa, à concórdia, e à união.

"Esses, bhikkhus, são os seis princípios de cordialidade que criam amor e respeito e conduzem à coesão, à não-disputa, concórdia e união."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Maio 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.