Anguttara Nikaya V.90

Sekha (dutiya) Sutta

Treinando

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, essas cinco coisas conduzem ao declínio de um bhikkhu que é um treinando. Quais cinco?

(1) "Aqui, um bhikkhu que é um treinando tem muitas tarefas e obrigações sendo competente em várias tarefas que devem ser feitas, assim ele negligencia o isolamento e não se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a primeira coisa que conduz ao declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(2) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando passa o dia em algum trabalho insignificante, assim ele negligencia o isolamento e não se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a segunda coisa que conduz ao declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(3) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando tem laços próximos com chefes de família e monásticos, socializando-se de um modo inadequado, típico de pessoas leigas, [1] assim ele negligencia o isolamento e não se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a terceira coisa que conduz ao declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(4) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando vai ao vilarejo cedo demais e regressa tarde demais, assim ele negligencia o isolamento e não se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a quarta coisa que conduz ao declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(5) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando não ouve de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, conversa sobre o ascetismo que favorece a abertura do coração, isto é, falar sobre: poucos desejos, contentamento, isolamento, não ficar ligado [com outros], despertar a energia, comportamento virtuoso, concentração, sabedoria, libertação, conhecimento e visão da libertação; assim ele negligencia o isolamento e não se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a quinta coisa que conduz ao declínio de um bhikkhu que é um treinando.

"Essas cinco coisas conduzem ao declínio de um bhikkhu que é um treinando.

"Bhikkhus, essas cinco coisas conduzem ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando. Quais cinco?

(1) "Aqui, um bhikkhu que é um treinando não tem muitas tarefas e obrigações; embora ele seja competente em várias tarefas que devem ser feitas, ele não negligencia o isolamento mas se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a primeira coisa que conduz ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(2) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando não passa o dia em algum trabalho insignificante, assim ele não negligencia o isolamento mas se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a segunda coisa que conduz ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(3) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando não tem laços próximos com chefes de família e monásticos, não se socializa de um modo inadequado, típico de pessoas leigas, assim ele não negligencia o isolamento mas se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a terceira coisa que conduz ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(4) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando não vai ao vilarejo cedo demais e não regressa tarde demais, assim ele não negligencia o isolamento mas se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a quarta coisa que conduz ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando.

(5) "Novamente, um bhikkhu que é um treinando ouve de acordo com a sua vontade, sem problemas ou dificuldades, conversa sobre o ascetismo que favorece a abertura do coração, isto é, falar sobre: poucos desejos, contentamento, isolamento, não ficar ligado [com outros], despertar a energia, comportamento virtuoso, concentração, sabedoria, libertação, conhecimento e visão da libertação; assim ele não negligencia o isolamento mas se dedica à tranquilidade da mente. Essa é a quinta coisa que conduz ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando.

"Essas cinco coisas conduzem ao não-declínio de um bhikkhu que é um treinando."

 


Notas:

[1] Os comentários identificam cinco tipos de laços próximos: ouvir, ver, conversar, comer juntos e contato corporal. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.