Anguttara Nikaya V.88

Thera Sutta

Sênior

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, possuindo cinco qualidades, um bhikkhu sênior age em prejuízo de muitas pessoas, pela infelicidade de muitas pessoas, pela ruína, dano, e sofrimento de muitas pessoas, de devas e humanos. Quais cinco?

"(1) Um bhikkhu sênior tem muita reputação e há muito tempo seguiu a vida santa. (2) Ele é bem conhecido e famoso e tem um séquito com muitas pessoas, incluindo chefes de família e monásticos. (3) Ele ganha mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos para os enfermos. (4) Ele aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu. Aqueles ensinamentos que são admiráveis no início, admiráveis no meio, admiráveis no final, com o correto significado e fraseado e que revelam uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada – ensinamentos como esses ele os aprendeu bem, se recorda, domina com a linguagem, investigou com a mente e penetrou corretamente com o entendimento. (5) Ele tem o entendimento incorreto e uma perspectiva distorcida.

"Ele afasta muitas pessoas do bom Dhamma e as estabelece no Dhamma ruim. Pensando, 'O bhikkhu sênior tem muita reputação e há muito tempo seguiu a vida santa,' eles seguem o seu exemplo. Pensando, 'Ele é bem conhecido e famoso e tem um séquito com muitas pessoas, incluindo chefes de família e monásticos,' eles seguem o seu exemplo. Pensando, 'Ele ganha mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos para os enfermos,' eles seguem o seu exemplo. Pensando, 'Ele aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu,' eles seguem o seu exemplo.

"Possuindo essas cinco qualidades, um bhikkhu sênior age em prejuízo de muitas pessoas, pela infelicidade de muitas pessoas, pelo bem, bem-estar, e felicidade de muitas pessoas, de devas e humanos.

"Bhikkhus, possuindo outras cinco qualidades, um bhikkhu sênior age em benefício de muitas pessoas, pela felicidade de muitas pessoas, pela ruína, dano, e sofrimento de muitas pessoas, de devas e humanos. Quais cinco?

"(1) Um bhikkhu sênior tem muita reputação e há muito tempo seguiu a vida santa. (2) Ele é bem conhecido e famoso e tem um séquito com muitas pessoas, incluindo chefes de família e monásticos. (3) Ele ganha mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos para os enfermos. (4) Ele aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu. Aqueles ensinamentos que são admiráveis no início, admiráveis no meio, admiráveis no final, com o correto significado e fraseado e que revelam uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada – ensinamentos como esses ele os aprendeu bem, se recorda, domina com a linguagem, investigou com a mente e penetrou corretamente com o entendimento. (5) Ele tem o entendimento correto e uma perspectiva correta.

"Ele afasta muitas pessoas do Dhamma ruim e as estabelece no bom Dhamma. Pensando, 'O bhikkhu sênior tem muita reputação e há muito tempo seguiu a vida santa,' eles seguem o seu exemplo. Pensando, 'Ele é bem conhecido e famoso e tem um séquito com muitas pessoas, incluindo chefes de família e monásticos,' eles seguem o seu exemplo. Pensando, 'Ele ganha mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos para os enfermos,' eles seguem o seu exemplo. Pensando, 'Ele aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu,' eles seguem o seu exemplo.

"Possuindo essas cinco qualidades, um bhikkhu sênior age em benefício de muitas pessoas, pela felicidade de muitas pessoas, pelo bem, bem-estar, e felicidade de muitas pessoas, de devas e humanos."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.