Anguttara Nikaya V.79

Nagatabhaya (tatiya) Sutta

Perigos Futuros

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há esses cinco perigos que ainda não surgiram que surgirão no futuro. Vocês devem reconhecê-los e fazer um esforço para abandoná-los. Quais cinco?

(1) "No futuro haverá bhikkhus que serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. [1] Eles darão ordenação completa a outros mas não serão capazes de discipliná-los no comportamento virtuoso superior, na mente superior e na sabedoria superior. Esses pupilos também serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Estes por seu lado darão ordenação completa a outros mas não serão capazes de discipliná-los no comportamento virtuoso superior, na mente superior e na sabedoria superior. Esses pupilos também serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Assim, bhikkhus, através da corrupção do Dhamma ocorre a corrupção da disciplina, e da corrupção da disciplina ocorre a corrupção do Dhamma. [2] Esse é o primeiro perigo futuro que ainda não surgiu que surgirá no futuro. Vocês devem reconhecê-lo e fazer um esforço para abandoná-lo.

(2) "Novamente, no futuro haverá bhikkhus que serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Eles darão nissaya [3] a outros mas não serão capazes de discipliná-los no comportamento virtuoso superior, na mente superior e na sabedoria superior. Esses pupilos também serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Estes por seu lado darão nissaya a outros mas não serão capazes de discipliná-los no comportamento virtuoso superior, na mente superior e na sabedoria superior. Esses pupilos também serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Assim, bhikkhus, através da corrupção do Dhamma ocorre a corrupção da disciplina, e da corrupção da disciplina ocorre a corrupção do Dhamma. Esse é o segundo perigo futuro que ainda não surgiu que surgirá no futuro. Vocês devem reconhecê-lo e fazer um esforço para abandoná-lo.

(3) "Novamente, no futuro haverá bhikkhus que serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Enquanto estiverem conversando sobre o Dhamma, respondendo perguntas, eles decairão para o Dhamma escuro mas não se darão conta disso. [4] Assim, bhikkhus, através da corrupção do Dhamma ocorre a corrupção da disciplina, e da corrupção da disciplina ocorre a corrupção do Dhamma. Esse é o terceiro perigo futuro que ainda não surgiu que surgirá no futuro. Vocês devem reconhecê-lo e fazer um esforço para abandoná-lo.

(4) "Novamente, no futuro haverá bhikkhus que serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Quando os discursos ditos pelo Tathagata estão sendo recitados, que são profundos, profundos em significado, que transcendem o mundo, conectados com o vazio, os bhikkhus não querem ouvi-los, não dão atenção, ou aplicam as suas mentes para compreendê-los; eles não acham que esses ensinamentos devem ser estudados e aprendidos. Mas quando outros discursos estão sendo recitados que são mera poesia composta por poetas, belos em palavras e frases, criados por forasteiros, ditos por discípulos, eles querem ouvi-los, lhes dão atenção, e aplicam as suas mentes para compreendê-los; eles pensam que esses ensinamentos deve ser estudados e aprendidos. [5] Assim, bhikkhus, através da corrupção do Dhamma ocorre a corrupção da disciplina, e da corrupção da disciplina ocorre a corrupção do Dhamma. Esse é o quarto perigo futuro que ainda não surgiu que surgirá no futuro. Vocês devem reconhecê-lo e fazer um esforço para abandoná-lo.

(5) "Novamente, no futuro haverá bhikkhus que serão sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria. Os bhikkhus sêniores - sendo sub-desenvolvidos no corpo, no comportamento virtuoso, na mente, e na sabedoria - serão luxuriosos e relaxados, líderes na decadência, deixando de lado a tarefa do isolamento; eles não estimularão a energia para alcançar aquilo que ainda não foi alcançado, para obter aquilo que ainda não foi obtido, para realizar aquilo que ainda não foi realizado. Aqueles na geração seguinte seguirão o seu exemplo. Eles também serão luxuriosos e relaxados, líderes na decadência, deixando de lado a tarefa do isolamento; eles também não estimularão a energia para alcançar aquilo que ainda não foi alcançado, para obter aquilo que ainda não foi obtido, para realizar aquilo que ainda não foi realizado. Assim, bhikkhus, através da corrupção do Dhamma ocorre a corrupção da disciplina, e da corrupção da disciplina ocorre a corrupção do Dhamma. Esse é o quinto perigo futuro que ainda não surgiu que surgirá no futuro. Vocês devem reconhecê-lo e fazer um esforço para abandoná-lo.

"Esses bhikkhus são os cinco perigos futuros que ainda não surgiram que surgirão no futuro. Vocês devem reconhecê-los e fazer um esforço para abandoná-los."

 


Notas:

[1] Os comentários não esclarecem o significado de desenvolvimento do corpo, mas isto pode se referir à contenção dos sentidos ou à manutenção da plena consciência em todas as atividades corporais tal como descrito no MN 10.8. [Retorna]

[2] Os comentários explicam: "Como ocorre que quando o Dhamma está corrompido a disciplina se torna corrompida? Quando a tranquilidade e o insight não são mais cultivados, os cinco tipos de disciplina não mais existem. Mas quando não mais existe a disciplina de contenção entre aqueles que são imorais, na sua ausência a tranquilidade e o insight não são cultivados. Desse modo, através da corrupção da disciplina ocorre a corrupção do Dhamma." Os cinco tipos de disciplina de contenção são o comportamento virtuoso, a atenção plena, o conhecimento, a paciência, e a energia. [Retorna]

[3] Nissaya. É um procedimento descrito no Vinaya através do qual um bhikkhu júnior torna-se um pupilo de um bhikkhu sênior, em geral o seu preceptor ou mestre. O período de nissaya em geral corresponde aos primeiros cinco anos depois da ordenação completa como bhikkhu, mas esse período pode ser estendido no caso em que o pupilo necessite mais tempo. [Retorna]

[4] Dhamma escuro se manifesta através da mente que busca defeitos em tudo e que tende a criticar os outros. [Retorna]

[5] Veja o SN XX.7. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.