Anguttara Nikaya V.74

Dhammavihari (dutiya) Sutta

Permanece com o Dhamma

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então um certo bhikkhu foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse:

"Venerável senhor, é dito, 'aquele que permanece com o Dhamma, aquele que permanece com o Dhamma.' [1] De que modo um bhikkhu permanece com o Dhamma?"

(1) "Aqui, bhikkhu, um bhikkhu aprende o Dhamma: sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, mas ele não vai além para compreender o seu significado através da sabedoria. Esse é chamado um bhikkhu absorto no aprendizado, não aquele que permanece com o Dhamma.

(2) "Novamente, um bhikkhu ensina o Dhamma em detalhe para os outros, tal como ele ouviu e aprendeu. Ele passa o dia comunicando o Dhamma, mas ele não vai além para compreender o seu significado através da sabedoria. Esse é chamado um bhikkhu absorto na comunicação, não aquele que permanece com o Dhamma.

(3) "Novamente, um bhikkhu recita o Dhamma em detalhe tal como ele ouviu e aprendeu. Ele passa o dia recitando o Dhamma, mas ele não vai além para compreender o seu significado através da sabedoria. Esse é chamado um bhikkhu absorto na recitação, não aquele que permanece com o Dhamma.

(4) "Novamente, um bhikkhu pondera, examina, e inspeciona mentalmente o Dhamma tal como ele ouviu e aprendeu. Ele passa o dia pensando no Dhamma, mas ele não vai além para compreender o seu significado através da sabedoria. Esse é chamado um bhikkhu absorto em pensamentos, não aquele que permanece com o Dhamma.

(5) "Aqui, bhikkhu, um bhikkhu aprende o Dhamma: sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, mas ele vai além para compreender o seu significado através da sabedoria. É desse modo que um bhikkhu permanece com o Dhamma.

"Portanto, bhikkhu, eu ensinei o que é aquele absorto no aprendizado, aquele absorto na comunicação, aquele absorto na recitação, aquele absorto em pensamentos, e aquele que permanece com o Dhamma. Aquilo que por compaixão um Mestre deveria fazer para os seus discípulos, desejando o bem-estar deles, isso eu fiz por você. Ali estão aquelas árvores, aquelas cabanas vazias. Medite, bhikkhu, não adie, ou então você irá se arrepender mais tarde. [2] Essa é a nossa instrução para você.

 


Notas:

[1] Dhammavihari que também pode ser interpretado como 'alguém que vive de acordo com o Dhamma'. [Retorna]

[2] A instrução do Buda para que o bhikkhu medite é jhayatha bhikkhu em pali, derivado de jhana. Ou seja a instrução do Buda é "pratique jhana, bhikkhu."

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.