Anguttara Nikaya V.176

Piti Sutta

Êxtase

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então o chefe de família Anathapindika, acompanhado de quinhentos discípulos leigos, foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado. O Abençoado então disse:

"Chefes de Família, vocês presentearam a Sangha dos bhikkhus com mantos, comida, moradias e medicamentos. Vocês não deveriam estar satisfeitos apenas com isso, pensando: 'Nós presenteamos a Sangha dos bhikkhus com mantos, comida, moradias e medicamentos.' Portanto, chefes de família, vocês deveriam treinar assim: 'Como podemos de tempos em tempos entrar e permanecer no êxtase do isolamento?' [1] É assim que vocês deveriam treinar."

Quando isso foi dito, o venerável Sariputta disse para o Abençoado: "É maravilhoso e admirável, venerável senhor, quão bem isso foi dito pelo Abençoado. Venerável senhor, sempre que um nobre discípulo entra e permanece no êxtase do isolamento, nessa ocasião cinco coisas não lhe ocorrem. (1) Sofrimento e tristeza conectados com o desejo sensual não lhe ocorrem. (2) Prazer e alegria conectados com o desejo sensual não lhe ocorrem. (3) Sofrimento e tristeza conectados com o prejudicial não lhe ocorrem. (4) Prazer e alegria conectados com o prejudicial não lhe ocorrem. (5) Sofrimento e tristeza conectados com o benéfico não lhe ocorrem. Venerável senhor, sempre que um nobre discípulo entra e permanece no êxtase do isolamento, nessa ocasião essas cinco coisas não lhe ocorrem."

"Muito bem, Sariputta! Sariputta, sempre que um nobre discípulo entra e permanece no êxtase do isolamento, nessa ocasião cinco coisas não lhe ocorrem. (1) Sofrimento e tristeza conectados com o desejo sensual não lhe ocorrem. (2) Prazer e alegria conectados com o desejo sensual não lhe ocorrem. (3) Sofrimento e tristeza conectados com o prejudicial não lhe ocorrem. (4) Prazer e alegria conectados com o prejudicial não lhe ocorrem. (5) Sofrimento e tristeza conectados com o benéfico não lhe ocorrem. Sempre que um nobre discípulo entra e permanece no êxtase do isolamento, nessa ocasião essas cinco coisas não lhe ocorrem."

 


Notas:

[1] O êxtase do primeiro e do segundo jhanas.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.