Anguttara Nikaya V.161

Aghatapativinaya Sutta

Removendo a Raiva

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Existem cinco maneiras para subjugar a raiva, através das quais, quando a raiva surge em um bhikkhu, ele deveria removê-la completamente. Quais cinco?

“Quando surge a raiva em relação a uma pessoa, ele deve desenvolver o amor bondade para com aquela pessoa. Dessa forma a raiva por aquela pessoa deve ser removida.

“Quando surge a raiva em relação a uma pessoa, ele deve desenvolver a compaixão para com aquela pessoa ... equanimidade para com aquela pessoa … ele deve esquecer ou ignorar aquela pessoa … Quando surge a raiva em relação a uma pessoa, ele deve dirigir os seus pensamentos para o fato de que aquela pessoa é o produto do kamma dela: ‘Esse venerável é o dono do seu kamma, herdeiro do seu kamma, nascido do seu kamma, atado ao seu kamma e dependente do seu kamma. Qualquer kamma que ele faça, para o bem ou para o mal, disso ele será o herdeiro.’ Dessa forma a raiva por aquela pessoa deve ser removida.

“Essas são as cinco maneiras para subjugar a raiva, através das quais, quando a raiva surge em um bhikkhu, ele deveria removê-la completamente.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.