Anguttara Nikaya V.134

Yassamdisam Sutta

Qualquer Quadrante

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, qualquer quadrante no qual ele esteja, um rei khattiya ungido que possui cinco fatores, permanece no seu próprio reino. Quais cinco?

(1) "Aqui, um rei khattiya ungido é bem nascido pelos dois lados, com a descendência pura por parte da mãe e do pai por sete gerações, inatacável e impecável com respeito ao nascimento, (2) Ele é rico, com grande riqueza e grandes posses. (3) Ele é poderoso, possuindo um exército com quatro divisões, leal e confiável. (4) O seu conselheiro é sábio, competente, e inteligente, capaz de considerar os benefícios no passado, futuro e presente. (5) Essas quatro qualidades promovem a sua fama, Possuindo essas cinco qualidades, incluindo a fama, em qualquer quadrante no qual ele esteja, ele permanece no seu próprio reino. Por qual razão? Porque assim é como ocorre com os vitoriosos.

"Da mesma forma, bhikkhus, em qualquer quadrante no qual ele esteja, um bhikkhu que possui cinco fatores, permanece com a mente liberta. Quais cinco?

(1) "Aqui, um bhikkhu é virtuoso; ele permanece contido pelas regras do Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Isso é igual ao rei khattiya ungido ser bem nascido. (2) Ele aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu. Aqueles ensinamentos que são admiráveis no início, admiráveis no meio, admiráveis no final, com o correto significado e fraseado e que revelam uma vida santa que é completamente perfeita e imaculada – ensinamentos como esses ele os aprendeu bem, se recorda, domina com a linguagem, investigou com a mente e penetrou corretamente com o entendimento. Isso é igual ao rei khattiya ungido ser rico, com grande riqueza e grandes posses. (3) Ele permanece com a sua energia desperta para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obtenção de qualidades mentais benéficas; ele é decidido, firme no seu esforço, sem se esquivar das suas responsabilidades com relação ao cultivo de qualidades mentais benéficas. Isso é igual ao rei khattiya ungido ser poderoso. (4) Ele é sábio, ele possui a completa compreensão da origem e cessação, que é nobre e penetrante, conduzindo à completa destruição do sofrimento. Isso é igual ao rei khattiya ungido que possui um bom conselheiro. (5) Essas quatro qualidades promovem a sua libertação. Possuindo essas cinco qualidades, incluindo a libertação, em qualquer quadrante no qual ele esteja, ele permanece com a mente liberta. Por qual razão? Porque assim é como ocorre com a mente liberta."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 6 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.