Anguttara Nikaya IX.23

Tanhamulaka Sutta

Condicionado pelo Desejo

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, eu lhes ensinarei nove coisas condicionadas pelo desejo. Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

"Quais são as nove coisas condicionadas pelo desejo? (1) Na dependência do desejo surge a busca; (2) na dependência da busca surge o ganho; (3) na dependência do ganho surge a decisão; (4) na dependência da decisão surge o desejo e a cobiça; (5) na dependência do desejo e da cobiça surge o apego; (6) na dependência do apego surge a posse; (7) na dependência da posse surge a mesquinharia; (8) na dependência da mesquinharia surge a salvaguarda; (9) e devido à salvaguarda, muitos fenômenos ruins e prejudiciais surgem – tomar clavas e armas, conflitos, brigas e disputas, linguagem ofensiva, difamação e falsidades.

 


Notas:

O desejo leva à busca dos objetos desejados e no final por meio da busca eles são obtidos. Quando os objetos são obtidos a pessoa toma decisões com relação a eles: o que é meu e o que é seu, o que possui valor e o que não possui, o que irei guardar e o que irei desfrutar. Devido a essas decisões, pensamentos de desejo e cobiça surgem. A pessoa desenvolve apego pelos objetos, adota uma atitude possessiva com relação a eles e acaba se tornando mesquinha, recusando comparti-los com outros. Encarando os outros com medo e suspeita, a pessoa busca como salvaguardar os seus objetos. Quando esse tipo de cobiça e medo se difunde amplamente é necessário apenas uma mínima provocação para irromper em violência, conflitos, etc.
Veja também o DN 15

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 22 Novembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.