Anguttara Nikaya IV.94

Samadhi Sutta

Concentração

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro?

“Há um tipo de pessoa que alcançou a tranqüilidade da mente, mas não o insight dos fenômenos através da sabedoria superior. Depois há um tipo de pessoa que alcançou o insight dos fenômenos através da sabedoria superior, mas não a tranqüilidade da mente. Depois há um tipo de pessoa que nem alcançou a tranqüilidade da mente e tampouco o insight dos fenômenos através da sabedoria superior. E depois há um tipo de pessoa que alcançou ambos, a tranqüilidade da mente e o insight dos fenômenos através da sabedoria superior.

“A pessoa que alcançou a tranqüilidade da mente, mas não o insight dos fenômenos através da sabedoria superior, deveria se acercar daquele que alcançou o insight dos fenômenos através da sabedoria superior e perguntar: ‘Como devem ser consideradas as formações? Como elas devem ser investigadas? Como elas devem ser vistas através do insight?’ O outro irá responder de acordo com aquilo que ele viu e experienciou: ‘As formações devem ser consideradas desta forma. As formações devem ser investigadas desta forma. As formações devem ser vistas através do insight desta forma.’ Então, com o tempo, ele [o primeiro] irá se tornar alguém que alcançou ambos, a tranqüilidade da mente e o insight dos fenômenos através da sabedoria superior.

“Quanto à pessoa que alcançou o insight dos fenômenos através da sabedoria superior, mas não a tranqüilidade da mente, ela deveria se acercar daquele que alcançou a tranqüilidade da mente e perguntar, ‘Como a mente deve ser estabilizada? Como deve ser feito para tranquilizar a mente? Como a mente deve ser unificada? Como a mente deve ser concentrada?’ O outro irá responder de acordo com aquilo que ele viu e experienciou: ‘A mente deve ser estabilizada desta forma. A mente deve ser tranquilizada desta forma. A mente deve ser unificada desta forma. A mente deve ser concentrada desta forma.’ Então, com o tempo, ele [o primeiro] irá se tornar alguém que alcançou ambos, a tranqüilidade da mente e o insight dos fenômenos através da sabedoria superior.

“Quanto à pessoa que nem alcançou a tranqüilidade da mente e nem o insight dos fenômenos através da sabedoria superior, ela deveria se acercar daquele que alcançou ambos, a tranqüilidade da mente e o insight dos fenômenos através da sabedoria superior e perguntar, ‘Como a mente deve ser estabilizada? Como deve ser feito para tranquilizar a mente? Como a mente deve ser unificada? Como a mente deve ser concentrada? Como devem ser consideradas as formações? Como elas devem ser investigadas? Como elas devem ser vistas através do insight?’ O outro irá responder de acordo com aquilo que ele viu e experienciou: ‘A mente deve ser estabilizada desta forma. A mente deve ser tranquilizada desta forma. A mente deve ser unificada desta forma. A mente deve ser concentrada desta forma. As formações devem ser consideradas desta forma. As formações devem ser investigadas desta forma. As formações devem ser vistas através do insight desta forma.’ Então, com o tempo, ele [o primeiro] irá se tornar alguém que alcançou ambos, a tranqüilidade da mente e o insight dos fenômenos através da sabedoria superior.

“Quanto à pessoa que alcançou ambos, a tranqüilidade da mente e o insight dos fenômenos através da sabedoria superior, a sua tarefa é fazer esforço em estabelecer (‘afinar’) essas mesmas qualidades hábeis num nível superior para dar fim às impurezas mentais.

“Esses são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 7 Maio 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.