Anguttara Nikaya AN IV.6

Appassuta Sutta

Pouco Aprendizado

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há esses quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro? Aquela que possui pouco aprendizado e que não aplica o que aprendeu; aquela que possui pouco aprendizado e que aplica o que aprendeu; aquela que possui muito aprendizado e que não aplica o que aprendeu; aquela que possui muito aprendizado e que aplica o que aprendeu.

(1) "E como é a pessoa que possui pouco aprendizado e que não aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu pouco, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas [1], e ela não compreende o significado daquilo que aprendeu; ela não compreende o Dhamma, e ela não pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu pouco e não aplica o que aprendeu.

(2) "E como é a pessoa que possui pouco aprendizado e que aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu pouco, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, mas ela compreende o significado daquilo que aprendeu; e tendo compreendido o Dhamma, ela pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu pouco e aplica o que aprendeu.

(3) "E como é a pessoa que possui muito aprendizado e que não aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu muito, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, mas ela não compreende o significado daquilo que aprendeu; ela não compreende o Dhamma, e ela não pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu muito e não aplica o que aprendeu.

(4) "E como é a pessoa que possui muito aprendizado e que aplica o que aprendeu? Aqui, a pessoa aprendeu muito, isto é, sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas, e ela compreende o significado daquilo que aprendeu; e tendo compreendido o Dhamma, ela pratica de acordo com o Dhamma. Dessa forma, essa pessoa aprendeu muito e aplica o que aprendeu.

"Esses, bhikkhus, são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo."

Alguém com pouco aprendizado
que não tenha a virtude estabelecida,
é criticado por ambos,
conduta virtuosa e aprendizado.

Alguém com pouco aprendizado
mas com a virtude bem estabelecida,
é elogiado por sua conduta virtuosa;
seu aprendizado foi bem sucedido.

Alguém com muito aprendizado
que não tenha a virtude estabelecida,
é criticado por sua conduta não virtuosa;
seu aprendizado não foi bem sucedido.

Alguém com muito aprendizado
com a virtude bem estabelecida
é elogiado por ambos,
conduta virtuosa e aprendizado.

Quando um discípulo do Buda possui muito aprendizado,
um experto no Dhamma, dotado com sabedoria,
tal como uma moeda de ouro montanhês refinado,
quem poderá criticá-lo?
Até mesmo os devas o elogiam;
por Brahma ele também é elogiado.

 


Notas:

[1] Em pali: suttam, geyyam, veyyakaranam, gatha, udanam, itivuttakam, jatakam, abhutadhammam, vedallam. Esta é a organização mais antiga dos ensinamentos do Dhamma que foi substituída pela organização dos textos nos cinco nikayas. É uma questão não resolvida se alguns dos itens nessa lista se referem a textos que já existiam na época do Buda, ou se seriam protótipos com base nos quais a coleção que conhecemos hoje foi estabelecida. Na atualidade a opinião dos estudiosos tende para a segunda opção. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Março 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.