Anguttara Nikaya IV.29

Dhammapada Sutta

Fatores do Dhamma

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há esses quatro fatores do Dhamma, primários, duradouros, tradicionais, antigos, inalduterados e que nunca foram adulterados antes, que não estão sendo adulterados e que não serão adulterados, que não são rechaçados por contemplativos e brâmanes sábios. Quais quatro?

(1) "Não-cobiça é um fator do Dhamma, primário, duradouro, tradicional, antigo, inalduterado e que nunca foi adulterado antes, que não está sendo adulterado e que não será adulterado, que não é rechaçado por contemplativos e brâmanes sábios. (2) Boa vontade é um fator do Dhamma, primário, duradouro, tradicional, antigo, inalduterado e que nunca foi adulterado antes, que não está sendo adulterado e que não será adulterado, que não é rechaçado por contemplativos e brâmanes sábios. (3) Atenção Plena Correta é um fator do Dhamma, primário, duradouro, tradicional, antigo, inalduterado e que nunca foi adulterado antes, que não está sendo adulterado e que não será adulterado, que não é rechaçado por contemplativos e brâmanes sábios. (4) Concentração Correta é um fator do Dhamma, primário, duradouro, tradicional, antigo, inalduterado e que nunca foi adulterado antes, que não está sendo adulterado e que não será adulterado, que não é rechaçado por contemplativos e brâmanes sábios.

"Essas são os quatro fatores do Dhamma, primários, duradouros, tradicionais, antigos, inalduterados e que nunca foram adulterados antes, que não estão sendo adulterados e que não serão adulterados, que não são rechaçados por contemplativos e brâmanes sábios."

Ele deve permanecer livre da cobiça
com o coração com boa vontade.
Ele deve ter atenção plena e unicidade na mente,
internamente bem concentrado.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Março 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.