Anguttara Nikaya IV.179

Nibbana Sutta

Nibbana

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


O Ven. Ananda foi até o Ven. Sariputta e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia terminado ele sentou a um lado e disse para o Ven. Sariputta:

“Amigo Sariputta, qual é a causa, qual é a razão, porque alguns seres não realizam nibbana nesta presente vida?”

“Há o caso, amigo Ananda, em que os seres não distinguem como na verdade é que, ‘Esta percepção conduz ao declínio’; ‘Esta percepção conduz à estabilidade’; ‘Esta percepção conduz à distinção’; ‘Esta percepção conduz à penetração.’ [1] Essa á a causa, essa é a razão porque alguns seres não realizam nibbana nesta presente vida.”

“E qual, amigo Sariputta, é a causa, qual é a razão, porque alguns seres realizam nibbana nesta presente vida?”

“Há o caso, amigo Ananda, em que os seres distinguem como na verdade é que, ‘Esta percepção conduz ao declínio’; ‘Esta percepção conduz à estabilidade’; ‘Esta percepção conduz à distinção’; ‘Esta percepção conduz à penetração.’ Essa á a causa, essa é a razão porque alguns seres realizam nibbana nesta presente vida.”

 


 

Notas:

[1] A percepção que conduz ao declínio é aquela que faz com que a mente perca a concentração. A percepção que conduz à estabilidade é aquela que ajuda a manter a concentração. A percepção que conduz à distinção é aquela que conduz aos níveis mais elevados de concentração. A percepção que conduz à penetração é aquela que conduz ao insight libertador. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 10 Fevereiro 2007

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.