Anguttara Nikaya IV 178

Jambali Sutta

A Lagoa de Efluentes

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há esses quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro?

“Há o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. [1] Ele se ocupa com a cessação da identificação de um eu, mas ocupando-se com a cessação da identificação de um eu a sua mente não salta, não ganha confiança, decisão e firmeza na cessação da identificação de um eu. Nele a cessação da identificação de um eu não pode ser esperada. Tal como se um homem agarrase um galho com a mão besuntada com resina, a mão dele ficaria grudada no galho, presa, aderida; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com a cessação da identificação de um eu, mas ocupando-se com a cessação da identificação de um eu a sua mente não salta, não ganha confiança, decisão e firmeza na cessação da identificação de um eu. Nele a cessação da identificação de um eu não pode ser esperada.

“Agora, há o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com a cessação da identificação de um eu, e ocupando-se com a cessação da identificação de um eu a sua mente salta, ganha confiança, decisão e firmeza na cessação da identificação de um eu. Nele a cessação da identificação de um eu pode ser esperada. Tal como se um homem agarrase um galho com a mão limpa, a mão dele não ficaria grudada no galho, presa, aderida; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com a cessação da identificação de um eu, e ocupando-se com a cessação da identificação de um eu a sua mente salta, ganha confiança, decisão e firmeza na cessação da identificação de um eu. Nele a cessação da identificação de um eu pode ser esperada.

“Agora, há o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorância, mas ocupando-se com o rompimento da ignorância a sua mente não salta, não ganha confiança, decisão e firmeza no rompimento da ignorância. Nele o rompimento da ignorância não pode ser esperado. Tal como se houvesse uma lagoa de efluentes, existindo há muito tempo, e um homem bloqueasse todos os drenos de entrada e abrisse todos os drenos de saída e do céu não caíssem gotas pesadas de chuva: o rompimento da lagoa de efluentes não poderia ser esperado; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorância, mas ocupando-se com o rompimento da ignorância a sua mente não salta, não ganha confiança, decisão e firmeza no rompimento da ignorância. Nele o rompimento da ignorância não pode ser esperado.

“Agora, há o caso em que um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorância, e ocupando-se com o rompimento da ignorância a sua mente salta, ganha confiança, decisão e firmeza no rompimento da ignorância. Nele o rompimento da ignorância pode ser esperado. Tal como se houvesse uma lagoa de efluentes, existindo há muito tempo, e um homem abrisse todos os drenos de entrada e bloqueasse todos os drenos de saída e do céu caíssem gotas pesadas de chuva: o rompimento da lagoa de efluentes poderia ser esperado; da mesma forma, um bhikkhu entra e permanece numa certa libertação pacífica da mente. Ele se ocupa com o rompimento da ignorância, e ocupando-se com o rompimento da ignorância a sua mente salta, ganha confiança, decisão e firmeza no rompimento da ignorância. Nele o rompimento da ignorância pode ser esperado.

“Esses são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.”

 


Notas:

[1] Qualquer um dos jhanas. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 7 Fevereiro 2009

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.