Anguttara Nikaya IV.164

Khama (pathama) Sutta

Paciente

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há esses quatro tipos de prática Quais quatro? (1) A prática impaciente. (2) A prática paciente. (3) A prática que domestica. (4) A prática que alivia.

(1) "Como, bhikkhus, é a prática impaciente? Aqui, alguém não tolera com paciência o frio e o calor; a fome e a sede; moscas, mosquitos, sol e criaturas rastejantes; a linguagem grosseira e ofensiva; ele é incapaz de agüentar as sensações corporais que são dolorosas, torturantes, penetrantes, cortantes, desagradáveis, agonizantes e que ameaçam a vida. Essa é chamada a prática impaciente.

(2) "Como é a prática paciente? Aqui, alguém tolera com paciência o frio e o calor; a fome e a sede; moscas, mosquitos, sol e criaturas rastejantes; a linguagem grosseira e ofensiva; ele é capaz de agüentar as sensações corporais que são dolorosas, torturantes, penetrantes, cortantes, desagradáveis, agonizantes e que ameaçam a vida. Essa é chamada a prática paciente.

(3) "Como é a prática que domestica? Aqui, ao ver uma forma com o olho, ele não se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a faculdade do olho descuidada, ele será tomado pelos estados ruins e prejudiciais de cobiça e tristeza. Ele pratica a contenção, ele protege a faculdade do olho, ele se empenha na contenção da faculdade do olho. Ao ouvir um som com o ouvido ... Ao cheirar um aroma com o nariz ... Ao saborear um sabor com a língua ... Ao tocar um tangível com o corpo ... Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele não se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a faculdade da mente descuidada, ele será tomado pelos estados ruins e prejudiciais de cobiça e tristeza. Ele pratica a contenção, ele protege a faculdade da mente, ele se empenha na contenção da faculdade da mente. Essa é chamada a prática que domestica.

(4) "Como é a prática que alivia? Aqui, ele não tolera um pensamento de desejo sensual que tenha surgido; ele o abandona, o remove, o elimina, o aniquila. Ele não tolera um pensamento de má vontade que tenha surgido ... Ele não tolera um pensamento de crueldade ... Ele não tolera estados ruins e prejudiciais que tenham surgido; ele os abandona, os remove, os elimina, os aniquila. Essa é chamada a prática que alivia."

"Esses, bhikkhus são os quatro tipos de prática."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.