Anguttara Nikaya IV.162

Vitthara Sutta

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“Bhikkhus, há esses quatro tipos de prática Quais quatro? (1) A prática que é dolorosa, com conhecimento direto lento. (2) A prática que é dolorosa, com conhecimento direto rápido. (3) A prática que é prazerosa, com conhecimento direto lento. (4) A prática que é prazerosa, com conhecimento direto rápido.

(1) "Como, bhikkhus, é a prática que é dolorosa, com conhecimento direto lento? Aqui, alguém por natureza tende com intensidade para a cobiça e ele com frequência experimenta sofrimento e tristeza nascidos da cobiça. Por natureza ele tende com intensidade para a raiva e ele com frequência experimenta sofrimento e tristeza nascidos da raiva. Por natureza ele tende com intensidade para a delusão e ele com frequência experimenta sofrimento e tristeza nascidos da delusão. Estas cinco faculdades nele surgem com debilidade: as faculdades da fé, energia, atenção plena, concentração, e sabedoria. Porque essas faculdades são débeis, ele realiza com lentidão a condição próxima para a destruição das impurezas. [1] Essa é chamada a prática que é dolorosa, com conhecimento direto lento.

(2) "Como é a prática que é dolorosa, com conhecimento direto rápido? Aqui, alguém por natureza tende com intensidade para a cobiça ... raiva ... delusão e ele com frequência experimenta sofrimento e tristeza nascidos da delusão. Estas cinco faculdades nele surgem com proeminência: as faculdades da fé, energia, atenção plena, concentração, e sabedoria. Porque essas faculdades são proeminentes, ele realiza com rapidez a condição próxima para a destruição das impurezas. Essa é chamada a prática que é dolorosa, com conhecimento direto rápido.

(3) " Como é a prática que é prazerosa, com conhecimento direto lento? Aqui, alguém por natureza não tende com intensidade para a cobiça e ele com frequência não experimenta sofrimento e tristeza nascidos da cobiça. Por natureza ele não tende com intensidade para a raiva e ele com frequência não experimenta sofrimento e tristeza nascidos da raiva. Por natureza ele não tende com intensidade para a delusão e ele com frequência não experimenta sofrimento e tristeza nascidos da delusão. Estas cinco faculdades nele surgem com debilidade: as faculdades da fé, energia, atenção plena, concentração, e sabedoria. Porque essas faculdades são débeis, ele realiza com lentidão a condição próxima para a destruição das impurezas. Essa é chamada a prática que é prazerosa, com conhecimento direto lento.

(4) "Como é a prática que é prazerosa, com conhecimento direto rápido? Aqui, alguém por natureza não tende com intensidade para a cobiça ... raiva ... delusão e ele com frequência não experimenta sofrimento e tristeza nascidos da delusão. Estas cinco faculdades nele surgem com proeminência: as faculdades da fé, energia, atenção plena, concentração, e sabedoria. Porque essas faculdades são proeminentes, ele realiza com rapidez a condição próxima para a destruição das impurezas. Essa é chamada a prática que é prazerosa, com conhecimento direto rápido.

"Esses, bhikkhus são os quatro tipos de prática."

 


Notas:

[1] Anantariyam papunati asavanam khayaya. A palavra anantariya ocorre apenas raramente no Cânone. Bhikkhu Bodhi explica que com base nas fontes disponíveis, anantariya - "condição próxima" - parece ser um estado em que a mente "está concentrada e ao mesmo tempo com o insight que possibilita a destruição das impurezas". [Retorna]

Veja também: Sasankhara Sutta.

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Revisado: 2 Março 2013

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