Anguttara Nikaya IV.157

Roga Sutta

Enfermidade

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há esses dois tipos de enfermidade. Quais duas? Enfermidade do corpo e enfermidade da mente. Podem ser encontradas pessoas que afirmam desfrutar de saúde do corpo durante um, dois, três, quatro, ou cinco anos; por dez, vinte, trinta, quarenta, ou cinquenta anos; e até mesmo por cem anos ou mais. Mas exceto aqueles que destruíram as impurezas, é difícil encontrar pessoas no mundo que podem afirmar desfrutar de saúde na mente, mesmo que seja apenas por um momento.

"Bhikkhus, um bhikkhu está sujeito a essas quatro enfermidades. Quais quatro? (1) Aqui, um bhikkhu tem desejos intensos, experimenta aborrecimentos, e não está satisfeito com nenhum tipo de manto, comida esmolada, moradia, ou medicamentos para os enfermos. (2) Porque ele tem desejos intensos, experimenta aborrecimentos, e não está satisfeito com nenhum tipo de manto, comida esmolada, moradia, ou medicamentos para os enfermos, ele se submete a desejos ruins por reconhecimento, e por ganho, fama e honrarias. (3) Ele se estimula, intenta, se esforça para obter reconhecimento, e por ganho, fama e honrarias. (4) Com astúcia ele se aproxima das famílias, com astúcia ele senta, com astúcia ele explica o Dhamma, e com astúcia ele retém a urina e o excremento. Essas são as quatro enfermidades incorridas por um bhikkhu.

"Portanto, bhikkhus, assim vocês devem treinar: 'Nós não teremos desejos intensos e não experimentaremos aborrecimentos, e não ficaremos insatisfeitos com qualquer tipo de manto, comida esmolada, moradia, ou medicamentos para os enfermos. Não nos submeteremos a desejos ruins por reconhecimento, e por ganho, fama e honrarias. Nós não nos estimularemos, intentaremos, nos esforçaremos para obter reconhecimento, e por ganho, fama e honrarias. Nós pacientemente suportaremos o calor, a fome e a sede; o contato com moscas, mosquitos, vento, sol e criaturas rastejantes; linguagem rude e ofensiva; nós suportaremos sensações corporais que são dolorosas, torturantes, penetrantes, cortantes, desagradáveis, agonizantes e que ameaçam a vida.' É desse modo, bhikkhus, que vocês devem treinar.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Março 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.