Anguttara Nikaya IV.124

Jhana Sutta

Jhana

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há esses quatro tipos de indivíduos que podem ser encontrados no mundo. Quais quatro?

“Há o caso em que um indivíduo, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades não hábeis, entra e permanece no primeiro jhana, que é caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos do afastamento. Ele vê qualquer fenômeno conectado com a forma, sensação, percepção, formações e consciência como impermanentes, sofrimento, uma enfermidade, um câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma dissolução, um vazio, não-eu. Com a dissolução do corpo, após a morte, ele renasce nas Moradas Puras. [1] Esse renascimento não é igual ao das pessoas comuns sem instrução.

“Novamente, há o caso em que um indivíduo... entra e permanece no segundo jhana... terceiro jhana... quarto jhana... Ele vê qualquer fenômeno conectado com a forma, sensação, percepção, formações e consciência como impermanentes, sofrimento, uma enfermidade, um câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma dissolução, um vazio, não-eu. Com a dissolução do corpo, após a morte, ele renasce nas Moradas Puras. Esse renascimento não é igual ao das pessoas comuns sem instrução.

“Esses são os quatro tipos de indivíduos que podem ser encontrados no mundo.”

 


 

Notas:

[1] As moradas puras, (suddhavasa),são compostas de cinco mundos de devas: aviha, atappa, sudassa, sudassi, akanittha. O renascimento nas moradas puras ocorre apenas para aqueles que não retornam, (anagami), e para os arahants que renasceram como anagamis em algum outro mundo e alcançam o estado de arahant nas moradas puras.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 25 Novembro 2006

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.