Anguttara Nikaya IV.113

Patoda Sutta

A Espora

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Há esses quatro tipos de excelentes cavalos puro-sangue que podem ser encontrados no mundo. Quais quatro? Há o caso em que um excelente cavalo puro-sangue, ao ver a sombra da espora, fica agitado e instigado, [pensando,] ‘Gostaria de saber que tarefa o treinador irá me dar hoje? Como responderei?’ Alguns excelentes cavalos puro-sangue são assim. Esse é o primeiro tipo de cavalo puro-sangue que pode ser encontrado no mundo.

“Depois há o caso em que um excelente cavalo puro-sangue, não fica agitado e instigado ao ver a sombra da espora, mas quando o seu pelo é tocado [com a espora] ele fica agitado e instigado, [pensando,] ‘Gostaria de saber que tarefa o treinador irá me dar hoje? Como responderei?’ Alguns excelentes cavalos puro-sangue são assim. Esse é o segundo tipo de cavalo puro-sangue que pode ser encontrado no mundo.

“Depois há o caso em que um excelente cavalo puro-sangue, não fica agitado e instigado ao ver a sombra da espora, nem quando o seu pelo é tocado, mas quando a sua carne é picada [com a espora] ele fica agitado e instigado, [pensando,] ‘Gostaria de saber que tarefa o treinador irá me dar hoje? Como responderei?’ Alguns excelentes cavalos puro-sangue são assim. Esse é o terceiro tipo de cavalo puro-sangue que pode ser encontrado no mundo.

“Depois há o caso em que um excelente cavalo puro-sangue, não fica agitado e instigado ao ver a sombra da espora, nem quando o seu pelo é tocado, nem quando a sua carne é picada, mas quando o seu osso é picado [com a espora] ele fica agitado e instigado, [pensando,] ‘Gostaria de saber que tarefa o treinador irá me dar hoje? Como responderei?’ Alguns excelentes cavalos puro-sangue são assim. Esse é o quarto tipo de cavalo puro-sangue que pode ser encontrado no mundo.

“Esses são os quatro tipos de excelentes cavalos puro-sangue que podem ser encontrados no mundo.

“Agora, há esses quatro tipos de excelentes pessoas puro-sangue que podem ser encontradas no mundo. Quais quatro?

“Há o caso em que uma certa excelente pessoa puro-sangue ouve, ‘Ali naquele vilarejo ou cidade um homem ou mulher está sentindo dores ou morreu.’ Ela fica agitada e instigada com isso. Instigada, ela se torna determinada. Determinada, ela realiza por si mesma a verdade suprema e vê, tendo penetrado isso através da sabedoria. Esse tipo de excelente pessoa puro-sangue, eu lhes digo, é igual ao excelente cavalo puro-sangue que ao ver a sombra da espora é agitado e instigado. Algumas excelentes pessoas puro-sangue são assim. Esse é o primeiro tipo de excelente pessoa puro-sangue que pode ser encontrada no mundo.

“Depois há o caso em que uma certa excelente pessoa puro-sangue não ouve, ‘Ali naquele vilarejo ou cidade um homem ou mulher está sentindo dores ou morreu.’ Mas ela mesma vê um homem ou mulher sentindo dores ou morta. Ela fica agitada e instigada com isso. Instigada, ela se torna determinada. Determinada, ela realiza por si mesma a verdade suprema e vê, tendo penetrado isso através da sabedoria. Esse tipo de excelente pessoa puro-sangue, eu lhes digo, é igual ao excelente cavalo puro-sangue que quando o seu pelo é tocado pela espora fica agitado e instigado. Algumas excelentes pessoas puro-sangue são assim. Esse é o segundo tipo de excelente pessoa puro-sangue que pode ser encontrada no mundo.

“Depois há o caso em que uma certa excelente pessoa puro-sangue não ouve, ‘Ali naquele vilarejo ou cidade um homem ou mulher está sentindo dores ou morreu.’ E ela não vê um homem ou mulher sentindo dores ou morta. Mas ela vê um dos seus próprios parentes sentindo dores ou morto. Ela fica agitada e instigada com isso. Instigada, ela se torna determinada. Determinada, ela realiza por si mesma a verdade suprema e vê, tendo penetrado isso através da sabedoria. Esse tipo de excelente pessoa puro-sangue, eu lhes digo, é igual ao excelente cavalo puro-sangue que quando a sua carne é picada pela espora fica agitado e instigado. Algumas excelentes pessoas puro-sangue são assim. Esse é o terceiro tipo de excelente pessoa puro-sangue que pode ser encontrada no mundo.

“Depois há o caso em que uma certa excelente pessoa puro-sangue não ouve, ‘Ali naquele vilarejo ou cidade um homem ou mulher está sentindo dores ou morreu.’ E ela não vê um homem ou mulher sentindo dores ou morta, nem ela vê um dos seus próprios parentes sentindo dores ou morto. Mas ela mesma é tocada por sensações corporais que são dolorosas, torturantes, penetrantes, cortantes, desagradáveis, agonizantes e que ameaçam a vida. Ela fica agitada e instigada com isso. Instigada, ela se torna determinada. Determinada, ela realiza por si mesma a verdade suprema e vê, tendo penetrado isso através da sabedoria. Esse tipo de excelente pessoa puro-sangue, eu lhes digo, é igual ao excelente cavalo puro-sangue que quando o seu osso é picado pela espora fica agitado e instigado. Algumas excelentes pessoas puro-sangue são assim. Esse é o quarto tipo de excelente pessoa puro-sangue que pode ser encontrada no mundo.

“Esses são os quatro tipos de excelentes pessoas puro-sangue que podem ser encontradas no mundo.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Dezembro 2006

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.