Anguttara Nikaya IV.104

Udakarahada Sutta

Lagoas

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há esses quatro tipos de lagoas. Quais quatro? Aquela que é rasa porém parece profunda, aquela que é profunda porém parece rasa, aquela que é rasa e parece rasa, e aquela que é profunda e parece profunda. Esses são os quatro tipos de lagoas.

“Da mesma forma, existem quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo que se assemelham a lagoas. Quais quatro? Aquela que é rasa porém parece profunda, aquela que é profunda porém parece rasa, aquela que é rasa e parece rasa, e aquela que é profunda e parece profunda.

“E como, bhikkhus, é o tipo de pessoa que é rasa porém parece profunda? É o caso em que alguém inspira confiança por sua maneira de seguir e retornar, olhar para a frente e para os lados, recolher e estender os seus membros, vestir os mantos e carregar o manto externo e a tigela de esmolar; mas ele não compreende como na verdade é: 'Isto é sofrimento,' e 'Esta é a origem do sofrimento,' e 'Esta é a cessação do sofrimento,' e 'Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.' Esse é o tipo de pessoa que é rasa porém parece profunda. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a lagoa que é rasa porém parece profunda.

“E como é o tipo de pessoa que é profunda porém parece rasa? É o caso em que alguém não inspira confiança por sua maneira de seguir e retornar ... . vestir os mantos e carregar o manto externo e a tigela de esmolar; mas ele compreende como na verdade é: 'Isto é sofrimento,' e 'Esta é a origem do sofrimento,' e 'Esta é a cessação do sofrimento,' e 'Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.' Esse é o tipo de pessoa que é profunda porém parece rasa. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a lagoa que é profunda porém parece rasa.

“E como é o tipo de pessoa que é rasa e parece rasa? É o caso em que alguém não inspira confiança por sua maneira de seguir e retornar ... . vestir os mantos e carregar o manto externo e a tigela de esmolar; e ele não compreende como na verdade é: 'Isto é sofrimento,' e 'Esta é a origem do sofrimento,' e 'Esta é a cessação do sofrimento,' e 'Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.' Esse é o tipo de pessoa que é rasa e parece rasa. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a lagoa que é rasa e parece rasa.

“E como é o tipo de pessoa que é profunda e parece profunda? É o caso em que alguém inspira confiança por sua maneira de seguir e retornar ... . vestir os mantos e carregar o manto externo e a tigela de esmolar; e ele compreende como na verdade é: 'Isto é sofrimento,' e 'Esta é a origem do sofrimento,' e 'Esta é a cessação do sofrimento,' e 'Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.' Esse é o tipo de pessoa que é profunda e parece profunda. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a lagoa que é profunda e parece profunda.

“Esses são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Março 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.