Anguttara Nikaya IV.102

Valahaka (dutiya) Sutta

Nuvens Carregadas de Chuva

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“ Existem quatro tipos de nuvens carregadas de chuva. Quais quatro? Aquela que troveja porém não chove, aquela que chove porém não troveja, aquela que não troveja nem chove, e aquela que troveja e chove. Esses são os quatro tipos de nuvens carregadas de chuva.

“ Da mesma forma, existem quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo que se assemelham a nuvens carregadas de chuva. Quais quatro? Aquela que troveja porém não chove, aquela que chove porém não troveja, aquela que não troveja nem chove, e aquela que troveja e chove.

“ E como é o tipo de pessoa que troveja porém não chove? É o caso em que a pessoa domina o Dhamma: sumários, prosa e verso, análises, versos, exclamações, símiles, histórias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas [ a classificação mais antiga dos ensinamentos do Buda]. No entanto ela não compreende como as coisas na verdade são, que ‘Isto é sofrimento’. Ela não compreende como as coisas na verdade são, que ‘Esta é a origem do sofrimento’. Ela não compreende como as coisas na verdade são, que ‘Esta é a cessação do sofrimento’. Ela não compreende como as coisas na verdade são, que ‘Este é o caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento’. Esse é o tipo de pessoa que troveja mas não chove. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a nuvem que troveja mas não chove.

“ E como é o tipo de pessoa que chove porém não troveja? É o caso em que a pessoa não domina o Dhamma: sumários ... perguntas e respostas. No entanto ela compreende como as coisas na verdade são, que ‘Isto é sofrimento’. Ela compreende como as coisas na verdade são, que ‘Esta é a origem do sofrimento’. Ela compreende como as coisas na verdade são, que ‘Esta é a cessação do sofrimento’. Ela compreende como as coisas na verdade são, que ‘Este é o caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento’. Esse é o tipo de pessoa que chove mas não troveja. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a nuvem que chove mas não troveja.

“ E como é o tipo de pessoa que não chove nem troveja? É o caso em que a pessoa não domina o Dhamma: sumários ... perguntas e respostas. E ela também não compreende como as coisas na verdade são, que ‘Isto é sofrimento’ ... ‘Esta é a origem do sofrimento’ ... ‘Esta é a cessação do sofrimento’ ... ‘Este é o caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento’. Esse é o tipo de pessoa que não chove nem troveja. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a nuvem que não chove nem troveja.

“ E como é o tipo de pessoa que chove e troveja? É o caso em que a pessoa domina o Dhamma: sumários ... perguntas e respostas. E ela também compreende como as coisas na verdade são, que ‘Isto é sofrimento’ ... ‘Esta é a origem do sofrimento’ ... ‘Esta é a cessação do sofrimento’ ...‘Este é o caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento’. Esse é o tipo de pessoa que chove e troveja. Esse tipo de pessoa, lhes digo, é como a nuvem que chove e troveja.

“ Esses são os quatro tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 21 Dezembro 2006

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.