Anguttara Nikaya III.96-97-98

Maajaniya Sutta

Puro Sangue

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, possuindo três fatores um excelente cavalo puro sangue de um rei é digno do rei, de servir ao rei, considerado como um dos fatores de um rei. Quais três? Aqui, um excelente cavalo puro sangue de um rei possui beleza, força e velocidade. Possuindo esses três fatores, um excelente cavalo puro sangue de um rei é digno do rei, de servir ao rei, considerado como um dos fatores de um rei.

"Do mesmo modo, possuindo três fatores um bhikkhu é merecedor de dádivas, merecedor de hospitalidade, merecedor de oferendas, merecedor de saudações com reverência, um campo inigualável de mérito para o mundo. Quais três? Aqui um bhikkhu possui beleza, força e velocidade.

"E como um bhikkhu possui beleza? Aqui, um bhikkhu é virtuoso. Ele permanece contido de acordo com o Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. É desse modo que um bhikkhu possui beleza.

"E como um bhikkhu possui força? Aqui, um bhikkhu permanece com a sua energia desperta para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obtenção de qualidades mentais benéficas; ele é decidido, firme no seu esforço, sem se esquivar das suas responsabilidades com relação ao cultivo de qualidades mentais benéficas. É desse modo que um bhikkhu possui força.

(96) "E como um bhikkhu possui velocidade? Aqui, um bhikkhu compreende como na verdade é 'Isto é sofrimento,' 'Esta é a origem do sofrimento,' 'Esta é a cessação do sofrimento,' 'Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.' É desse modo que um bhikkhu possui velocidade.

(97) "E como um bhikkhu possui velocidade? Aqui, com a completa destruição dos cinco primeiros grilhões ele é um daqueles que não retorna, renascendo em um dos mundos de Brahma para lá realizar o parinibbana, nunca mais retornando desse mundo. É desse modo que um bhikkhu possui velocidade.

(98) "E como um bhikkhu possui velocidade? Aqui, com a completa destruição das impurezas mentais, ele permanece em um estado livre de impurezas com a libertação da mente e a libertação através da sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para ele mesmo no aqui e agora. É desse modo que um bhikkhu possui velocidade.

"Possuindo essas três qualidades um bhikkhu é merecedor de dádivas, merecedor de hospitalidade, merecedor de oferendas, merecedor de saudações com reverência, um campo inigualável de mérito para o mundo."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.