Anguttara Nikaya III.93

Accayika Sutta

Urgente

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Há essas três tarefas urgentes de um agricultor. Quais três?

“É o caso em que um agricultor com rapidez ara e grada bem o seu campo. Tendo rapidamente arado e gradado o seu campo, ele com rapidez planta as sementes. Tendo rapidamente plantado as sementes, ele com rapidez irriga o campo e escoa a água.

“Essas são as três tarefas urgentes de um agricultor. Agora, esse agricultor não tem o poder ou a força [para dizer:] ‘Que a minha plantação brote hoje, que os grãos apareçam amanhã, e que eles estejam maduros no dia seguinte.’ Mas no momento apropriado, a plantação irá brotar, os grãos irão aparecer e irão amadurecer.

“Do mesmo modo, há essas três tarefas urgentes de um bhikkhu. Quais três? O desenvolvimento da virtude superior, o desenvolvimento da mente superior, o desenvolvimento da sabedoria superior. [1] Essas são as três tarefas urgentes de um bhikkhu. Agora, esse bhikkhu não tem o poder ou a força [para dizer:] ‘Que a minha mente se liberte das impurezas através do desapego hoje, ou amanhã, ou depois de amanhã.’ Mas no momento apropriado, a sua mente é libertada das impurezas através do desapego.

“Assim, bhikkhus, vocês deveriam treinar: ‘Ardente será o nosso desejo em desenvolver a virtude superior. Ardente será o nosso desejo em desenvolver a mente superior. Ardente será o nosso desejo em desenvolver a sabedoria superior.’ Assim é como vocês deveriam treinar.”

 


Notas:

[1] A virtude superior significa a observação dos preceitos de virtude; a mente superior corresponde à concentração correta do nobre caminho óctuplo, que equivale aos jhanas; a sabedoria superior é o desenvolvimento do insight. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 17 Março 2007

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.