Anguttara Nikaya III.86

Sikkha Sutta

O Treinamento

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, cada quinzena mais de cento e cinquenta regras de treinamento são recitadas; membros de clãs que desejam o seu próprio benefício as adotam para treinamento. Elas estão todas contidas dentro dos três treinamentos. Quais três? O treinamento na virtude superior, o treinamento na mente superior e o treinamento na sabedoria superior. Esses são os três treinamentos em que tudo isso está incluído.

"Aqui, bhikkhus, um bhikkhu cumpre o comportamento virtuoso, mas cultiva a concentração e a sabedoria apenas de modo parcial. Ele transgride as regras de treinamento menores e se reabilita. [1] Por que razão? Porque eu não digo que ele seja incapaz disso. Mas com relação às regras que são fundamentais para a vida santa, em conformidade com a vida santa, o seu comportamento é constante e estável. Tendo adotado as regras de treinamento, ele treina adotando os preceitos de virtude. Com a completa destruição de três grilhões, ele entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, ele tem a iluminação como destino.

"Outro bhikkhu cumpre o comportamento virtuoso, mas cultiva a concentração e a sabedoria apenas de modo parcial. Ele transgride as regras de treinamento menores e se reabilita. Por que razão? Porque eu não digo que ele seja incapaz disso. Mas com relação às regras que são fundamentais para a vida santa, em conformidade com a vida santa, o seu comportamento é constante e estável. Tendo adotado as regras de treinamento, ele treina adotando os preceitos de virtude. Com a completa destruição de três grilhões, e com o enfraquecimento da cobiça, raiva e delusão, ele é aquele que retorna uma vez, destinado a renascer neste mundo somente mais uma vez para então dar um fim ao sofrimento.

"Outro bhikkhu cumpre o comportamento virtuoso e a concentração, mas cultiva a sabedoria apenas de modo parcial. Ele transgride as regras de treinamento menores e se reabilita. Por que razão? Porque eu não digo que ele seja incapaz disso. Mas com relação às regras que são fundamentais para a vida santa, em conformidade com a vida santa, o seu comportamento é constante e estável. Tendo adotado as regras de treinamento, ele treina adotando os preceitos de virtude. Com a completa destruição dos cinco primeiros grilhões ele é um daqueles que não retorna, renascendo em um dos mundos de Brahma para lá realizar o parinibbana, nunca mais retornando desse mundo.

"Outro bhikkhu cumpre o comportamento virtuoso, a concentração e a sabedoria. Ele transgride as regras de treinamento menores e se reabilita. Por que razão? Porque eu não digo que ele seja incapaz disso. Mas com relação às regras que são fundamentais para a vida santa, em conformidade com a vida santa, o seu comportamento é constante e estável. Tendo adotado as regras de treinamento, ele treina adotando os preceitos de virtude. Com a completa destruição das impurezas mentais, ele permanece em um estado livre de impurezas com a libertação da mente e a libertação através da sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para ele mesmo no aqui e agora.

"Bhikkhus, assim aquele que cultiva parcialmente obtém êxito parcial; quem cultiva por completo obtém êxito completo. Essas regras de treinamento, eu digo, não são infrutíferas."

 


Notas:

[1] No DN 16.6.3 pouco antes do seu falecimento o Buda permitiu que os bhikkhus abolissem as regras menores. No entanto devido à incerteza quanto a quais regras seriam essas, no primeiro concílio Budista a decisão foi manter todas as regras inalteradas. Os comentários informam que: "Os mestres especialistas no Anguttara Nikaya dizem que excluindo as quatro transgressões parajika que resultam na expulsão da Sangha, todas as demais regras são menores". As quatro transgressões parajika são: a prática do ato sexual, roubo, matar um ser humano, mentir sobre ter alcançado um estado humano superior. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.