Anguttara Nikaya III.85

Vajjiputta Sutta

O Jovem Vajji

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Certa ocasião o Abençoado estava em Vesali na Grande Floresta no Salão com um pico na cumeeira. Então um certo bhikkhu Vajji foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo disse:

"Venerável senhor, cada quinzena mais de cento e cinquenta regras de treinamento são recitadas. Eu não consigo adotá-las para treinamento."

"Bhikkhu, você é capaz de treinar nos três treinamentos: o treinamento na virtude superior, o treinamento na mente superior e o treinamento na sabedoria superior?"

"Sou capaz, venerável senhor."

"Bhikkhu, portanto treine adotando os três treinamentos: o treinamento na virtude superior, o treinamento na mente superior e o treinamento na sabedoria superior. Treinando neles, você abandonará a cobiça, a raiva e a delusão. Com o abandono da cobiça, da raiva e da delusão você não fará nada inábil e não fará uso de nada impróprio."

Então, pouco tempo depois, aquele bhikkhu adotou o treinamento na virtude superior, o treinamento na mente superior e o treinamento na sabedoria superior. Na medida em que neles treinava ele abandonou a cobiça, a raiva e a delusão. Com o abandono da cobiça, da raiva e da delusão ele não fez nada inábil e não fez uso de nada impróprio.

 


Nota do tradutor:

Não fica claro qual seria a diferença entre as cento e cinquenta regras de treinamento e a virtude superior (adhisila). O comentário no Akankheyya Sutta (MN 6) identifica a virtude superior justamente com as regras do Patimokkha.

Veja também o Sikkha Sutta (AN III.86) e o Sikkhataya Sutta (ANIII.89).

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.