Anguttara Nikaya III.76-77

Bhava Sutta

Ser/Existir

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então o venerável Ananda foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado e disse:

"Venerável senhor, é dito: 'ser/existir, ser/existir.' De que modo, venerável senhor, há o ser/existir?" [1]

(1) Ananda, se não houvesse o amadurecimento de kamma no reino da esfera sensual, o ser/existir no reino da esfera sensual seria discernido?"

"Não, venerável senhor."

"Ananda, portanto, para os seres atrapalhados pela ignorância e agrilhoados pelo desejo, kamma é o campo, a consciência a semente, e o desejo a umidade para que a consciência se estabeleça no plano inferior. [2] É dessa forma que há a produção de um renovado ser/existir no futuro.

(2) Ananda, se não houvesse o amadurecimento de kamma no reino da matéria sutil, o ser/existir no reino da matéria sutil seria discernido?"

"Não, venerável senhor."

"Ananda, portanto, para os seres atrapalhados pela ignorância e agrilhoados pelo desejo, kamma é o campo, a consciência a semente, e o desejo a umidade para que a consciência se estabeleça no plano médio. É dessa forma que há a produção de um renovado ser/existir no futuro.

(3) Ananda, se não houvesse o amadurecimento de kamma no reino imaterial, o ser/existir no reino imaterial seria discernido?"

"Não, venerável senhor."

"Ananda, portanto, para os seres atrapalhados pela ignorância e agrilhoados pelo desejo, kamma é o campo, a consciência a semente, e o desejo a umidade para que a consciência se estabeleça no plano superior. É dessa forma que há a produção de um renovado ser/existir no futuro.

"É desse modo, Ananda, que há o ser/existir."

O AN III.77 é idêntico a este sutta exceto pela seguinte modificação:

(76) " ... para os seres atrapalhados pela ignorância e agrilhoados pelo desejo, kamma é o campo, a consciência a semente e o desejo a umidade para que a consciência se estabeleça ... "

(77) " ... para os seres atrapalhados pela ignorância e agrilhoados pelo desejo, kamma é o campo, a consciência a semente e o desejo a umidade para que a volição e aspiração se estabeleça ... "

 


Notas:

[1] Bhava. O que se quer dizer é um estado concreto de ser/existir individual em algum dos três reinos de existência. Nibbana é chamado de bhavanirodho, a cessação ou o não-surgimento do ser/existir. [Retorna]

[2] Plano inferior é o reino da esfera sensual, plano médio é o reino da matéria sutil e plano superior é o reino imaterial. O caminho do Buda visa superar o renascimento em todos os reinos. [Retorna]

Veja os trinta e um mundos de existência.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.