Anguttara Nikaya III.28

Guthabhani Sutta

Bosta

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há três tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais três? Aquela cuja linguagem é como bosta, aquela cuja linguagem é como flores, e aquela cuja linguagem é como mel.

"E como, bhikkhus, é a pessoa cuja linguagem é como bosta? Aqui, tendo sido chamado para uma corte, uma reunião, um encontro com seus parentes, com a sua corporação, com a família real, se assim for questionado como testemunha: 'Então, bom homem, diga o que você sabe,' se ele não souber, dirá, 'Eu sei'; se ele souber, dirá, 'Eu não sei'; se ele não viu, dirá, 'Eu vi'; se ele viu, dirá, 'Eu não vi'; com plena consciência ele conta mentiras em seu próprio benefício, pelo benefício de outros, ou para obter algum benefício mundano insignificante. [1] Essa é chamada a pessoa cuja linguagem é como bosta.

"E como é a pessoa cuja linguagem é como flores? Aqui, tendo sido chamado para uma corte, uma reunião, um encontro com seus parentes, com a sua corporação, com a família real, se assim for questionado como testemunha: 'Então, bom homem, diga o que você sabe,' se ele não souber, dirá, 'Eu não sei'; se ele souber, dirá, 'Eu sei'; se ele não viu, dirá, 'Eu não vi'; se ele viu, dirá, 'Eu vi'. Assim com plena consciência ele não conta mentiras em seu próprio benefício, pelo benefício de outros ou para obter algum benefício mundano insignificante. Essa é chamada a pessoa cuja linguagem é como flores.

"E como é a pessoa cuja linguagem é como mel? Aqui, a pessoa abandonando a linguagem grosseira, se abstém da linguagem grosseira. Ela diz palavras que são gentis, que agradam aos ouvidos, carinhosas, que penetram o coração, que são corteses, desejadas por muitos e que agradam a muitos. Essa é chamada a pessoa cuja linguagem é como mel."

"Esses, bhikkhus, são os três tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo."

 


Notas:

[1] Esta é a definição padrão da linguagem inábil e prejudicial que faz parte dos dez tipos de kamma prejudicial encontrados em vários suttas como por exemplo no AN X.176. A explanação da linguagem como flores e como mel fazem parte da linguagem hábil e benéfica.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.