Anguttara Nikaya III.22

Gilana Sutta

Enfermo

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“ Existem esses três tipos de pessoas enfermas que podem ser encontradas no mundo. Quais três?”

“ Existe o caso da pessoa enferma que – independentemente de que ela receba ou não alimentação adequada, independentemente de que ela receba ou não medicamentos adequados, independentemente de que ela receba ou não cuidados adequados – não irá se recuperar dessa enfermidade. Existe o caso da pessoa enferma que – independentemente de que ela receba ou não alimentação adequada, independentemente de que ela receba ou não medicamentos adequados, independentemente de que ela receba ou não cuidados adequados – irá se recuperar dessa enfermidade. Existe o caso da pessoa enferma que irá se recuperar dessa enfermidade se ela receber alimentação adequada, medicação adequada e cuidados adequados, porém não irá se recuperar se não receber.

“ Agora, é por causa da pessoa enferma que irá se recuperar dessa enfermidade se ela receber alimentação adequada, medicação adequada e cuidados adequados - porém não irá se recuperar se não receber – que a alimentação para os enfermos foi permitida, medicação para os enfermos foi permitida e cuidados adequados para os enfermos foram permitidos. E porque existe esse tipo de pessoa enferma, que outros tipos de pessoas enfermas também recebem cuidados adequados [ contando com a possibilidade de que essas pessoas possam necessitar e se beneficiar de cuidados adequados].

“ Existem esses três tipos de pessoas enfermas no mundo.

“ Da mesma forma, existem esses três tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo que se assemelham aos três tipos de pessoas enfermas. Quais três ?

Existe o caso da pessoa que - independentemente de ela ver ou não o Tathagata, independentemente de ela ouvir ou não o Dhamma e a Disciplina proclamados pelo Tathagata – ela não irá se iluminar acerca da validade e da correção de qualidades mentais hábeis.
Existe o caso da pessoa que – independentemente de ela ver ou não o Tathagata, independentemente de ela ouvir ou não o Dhamma e a Disciplina proclamados pelo Tathagata – ela irá se iluminar acerca da validade e da correção de qualidades mentais hábeis.
Existe o caso da pessoa que irá se iluminar acerca da validade e da correção de qualidades mentais hábeis se ela ver o Tathagata e ouvir o Dhamma e a Disciplina proclamados pelo Tathagata, porém não irá se iluminar se não ver e ouvir.

“ Agora , é por causa da pessoa que irá se iluminar acerca da validade e correção de qualidades mentais hábeis se ela ver o Tathagata e ouvir o Dhamma e a Disciplina proclamadas pelo Tathagata - porém não irá se iluminar se não ver e ouvir – que o ensinamento do Dhamma foi permitido. E porque existe esse tipo de pessoas que outros tipos de pessoas também devem receber os ensinamentos do Dhamma [ contando com a possibilidade de que essas pessoas possam necessitar e se beneficiar do ensinamento].

“ Esses são os três tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo que se assemelham aos três tipos de pessoas enfermas.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 3 Abril 2010

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.