Anguttara Nikaya III.20

Papanika Sutta (2)

O Lojista (2)

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, possuindo três fatores, um lojista em pouco tempo obtém vasta e abundante riqueza. Quais três? Aqui, um lojista tem olhos aguçados, é responsável e tem patrocinadores.

"E como, bhikkhus, um lojista tem olhos aguçados? Aqui, um lojista sabe com relação a um determinado artigo: 'Se este artigo for comprado a tal preço e vendido por tal preço irei necessitar esse tanto de capital e realizarei este tanto de lucro.' É desse modo que um lojista tem olhos aguçados.

"E como um lojista é responsável? Aqui, um lojista tem habilidade em comprar e vender mercadorias. É desse modo que um lojista é responsável.

"E como um lojista tem patrocinadores? Aqui, chefes de família e filhos de chefes de família ricos, com posses, afluentes, o conhecem assim: 'Esse bom lojista tem olhos aguçados e é responsável; ele é capaz de sustentar a sua esposa e filhos e nos pagar de volta no tempo devido.' Assim eles lhe oferecem recursos, dizendo: 'Tendo obtido riqueza com esses recursos, amigo lojista, sustente a sua esposa e filhos e nos pague de volta no tempo devido.' É desse modo que um lojista tem patrocinadores.

"Possuindo esses três fatores, um lojista em pouco tempo obtém vasta e abundante riqueza.

"Da mesma forma, possuindo três qualidades, um bhikkhu em pouco tempo obtém vasta e abundante qualidades benéficas. Quais três? Aqui, um bhikkhu tem olhos aguçados, é responsável e tem patrocinadores.

"E como, bhikkhus, um bhikkhu tem olhos aguçados? Aqui, um bhikkhu compreende como na verdade é: ‘Isto é sofrimento … Esta é a origem do sofrimento … Esta é a cessação do sofrimento … Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento.' É desse modo que um bhikkhu tem olhos aguçados.

"E como um bhikkhu é responsável? Aqui, um bhikkhu estimulou a energia para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e a obtenção de qualidades mentais benéficas; ele é decidido, firme no seu esforço, não se esquivando da sua responsabilidade de cultivar qualidades mentais benéficas. É desse modo que um bhikkhu é responsável.

"E como um bhikkhu tem patrocinadores? Aqui, de tempos em tempos, um bhikkhu procura aqueles bhikkhus que aprenderam muito, que conhecem bem as tradições, que mantêm o Dhamma, a Disciplina e os Códigos [1] e os questiona e pergunta da seguinte forma: ‘Como é isto, venerável senhor? Qual o significado disto?’ Esses veneráveis revelam o que não foi revelado, esclarecem o que não está claro ou removem as suas dúvidas acerca das várias coisas que fazem surgir a dúvida. É desse modo que um bhikkhu tem patrocinadores.

"Possuindo três qualidades, um bhikkhu em pouco tempo obtém vasta e abundante qualidades benéficas."

 


Notas:

[1] Veja o MN 33 - nota 2.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.