Anguttara Nikaya III.19

Papanika Sutta

O Lojista

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, possuindo três fatores, um lojista é incapaz de obter a riqueza que ainda não tenha sido obtida ou de incrementar a riqueza já obtida. Quais três? Aqui, um lojista não se dedica ao seu trabalho com diligência pela manhã, no meio do dia, ou no período da tarde. Possuindo esses três fatores, um lojista é incapaz de obter a riqueza que ainda não tenha sido obtida ou de aumentar a riqueza obtida.

"Da mesma forma, possuindo três qualidades, um bhikkhu é incapaz de alcançar um estado benéfico que ainda não tenha sido alcançado ou de incrementar um estado já alcançado. Quais três? Aqui, um bhikkhu não se dedica ao seu sinal da concentração [1] com diligência pela manhã, no meio do dia, ou no período da tarde. Possuindo esses três fatores, um bhikkhu é incapaz de alcançar um estado benéfico que ainda não tenha sido alcançado ou de incrementar um estado já alcançado.

"Bhikkhus, possuindo três fatores, um lojista é capaz de obter a riqueza que ainda não tenha sido obtida ou de incrementar a riqueza já obtida. Quais três? Aqui, um lojista se dedica ao seu trabalho com diligência pela manhã, no meio do dia, ou no período da tarde. Possuindo esses três fatores, um lojista é capaz de obter a riqueza que ainda não tenha sido obtida ou de aumentar a riqueza obtida.

"Da mesma forma, possuindo três qualidades, um bhikkhu é capaz de alcançar um estado benéfico que ainda não tenha sido alcançado ou de incrementar um estado já alcançado. Quais três? Aqui, um bhikkhu se dedica ao seu sinal da concentração com diligência pela manhã, no meio do dia, ou no período da tarde. Possuindo esses três fatores, um bhikkhu é capaz de alcançar um estado benéfico que ainda não tenha sido alcançado ou de incrementar um estado já alcançado."

 


Notas:

[1] Samadhi nimitta.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.