Anguttara Nikaya III.13

Asamsa Sutta

Anseio

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, há esses três tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo. Quais três? Aquela sem anseios, aquela cheia de anseios e aquela que superou os anseios.

(1)"E como, bhikkhus, é a pessoa sem anseios? Aqui, alguém renasce numa família inferior – uma família de sudras, de cesteiros de bambu, de caçadores, de consertadores de carruagens ou de lixeiros – numa família em que há pouco para comer e beber e que sobrevive com dificuldades, onde comida e roupas são obtidas com dificuldades; e ele é feio, antiestético, deformado, doente crônico - peticego, ou com as mãos deformadas, ou coxo, ou paralítico. Ele não é um daqueles que ganham comida, bebida, roupas e veículos; grinaldas, perfumes e ungüentos; cama, moradia e lamparinas. Ele ouve: 'Os khattiyas ungiram a fulano de tal como um khattiya.' Então não lhe ocorre: 'Quando os khattiyas irão ungir a mim também?' Essa é chamada a pessoa sem anseios.

(2) "E como é a pessoa cheia de anseios? Aqui, o filho mais velho de um rei khattiya ungido, que está destinado a ser ungido mas que ainda não foi ungido, alcançou a maturidade. Ele ouve: 'Os khattiyas ungiram a fulano de tal como um khattiya.' Então lhe ocorre: 'Quando os khattiyas irão ungir a mim também?' Essa é chamada a pessoa cheia de anseios.

(3) "E como é a pessoa que superou os anseios? Aqui, um rei khattiya ungido ouve: 'Os khattiyas ungiram a fulano de tal como um khattiya.' Então não lhe ocorre: 'Quando os khattiyas irão ungir a mim também?' Por qual razão? Porque o seu antigo anseio de ser ungido desapareceu ao ter sido ungido. Essa é chamada a pessoa que superou os anseios.

"Esses são os três tipos de pessoas que podem ser encontradas no mundo.

"Da mesma forma, bhikkhus, há três tipos de pessoas que podem ser encontradas existindo entre os bhikkhus. Quais três? Aquela sem anseios, aquela cheia de anseios e aquela que superou os anseios.

(1)"E como, bhikkhus, é a pessoa sem anseios? Aqui, um bhikkhu é imoral, mau caráter, com o comportamento impuro e suspeito, que não é um asceta embora reivindique ser, não é celibato embora reivindique ser, podre no interior, corrupto, depravado. Ele ouve: 'O bhikkhu fulano de tal, realizando por si mesmo através do conhecimento direto, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas.' Então não lhe ocorre: 'Quando eu também, realizando por mim mesmo através do conhecimento direto, aqui e agora, entrarei e permanecerei na libertação da mente e libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas?' Essa é chamada a pessoa sem anseios.

(2) "E como é a pessoa cheia de anseios? Aqui, um bhikkhu é virtuoso, com bom caráter. Ele ouve: 'O bhikkhu fulano de tal, realizando por si mesmo através do conhecimento direto, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas.' Então lhe ocorre: 'Quando eu também, realizando por mim mesmo através do conhecimento direto, aqui e agora, entrarei e permanecerei na libertação da mente e libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas?' Essa é chamada a pessoa cheia de anseios.

(3) "E como é a pessoa que superou os anseios? Aqui, um bhikkhu é um arahant cujas impurezas foram destruídas. Ele ouve: 'O bhikkhu fulano de tal, realizando por si mesmo através do conhecimento direto, aqui e agora, entra e permanece na libertação da mente e libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas.' Então não lhe ocorre: 'Quando eu também, realizando por mim mesmo através do conhecimento direto, aqui e agora, entrarei e permanecerei na libertação da mente e libertação através da sabedoria que são imaculadas com a destruição de todas as impurezas?' Por qual razão? Porque o seu antigo anseio pela libertação desapareceu ao realizar a libertação. Essa é chamada a pessoa que superou os anseios.

"Esses, bhikkhus, são os três tipos de pessoas que podem ser encontradas existindo entre os bhikkhus."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.