Anguttara Nikaya III.124

Bhandana Sutta

Brigas

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, em qualquer lugar em que bhikkhus se envolvem em rixas e brigas, mergulham em discussões, apunhalam uns aos outros usando as palavras como adagas, não me sinto à vontade nem mesmo em dirigir a atenção para aquilo, sem falar em ir até lá. Eu concluo com relação a eles: 'Com certeza, esses veneráveis abandonaram três coisas e cultivaram três [outras coisas].'

"Quais são as três coisas que eles abandonaram? Pensamentos de renúncia, pensamentos de não má vontade e pensamentos de não crueldade. Essas são as três coisas que eles abandonaram.

"Quais são as três coisas que eles cultivaram? Pensamentos de desejo sensual, pensamentos de má vontade e pensamentos de crueldade. Essas são as três coisas que eles cultivaram.

"Bhikkhus, em qualquer lugar em que bhikkhus se envolvem em rixas e brigas, ... Eu concluo com relação a eles: 'Com certeza, esses veneráveis abandonaram três coisas e cultivaram três [outras coisas].'

"Bhikkhus, em qualquer lugar em que bhikkhus estejam vivendo em concórdia, com respeito mútuo, sem disputas, combinando como leite e água, considerando um ao outro com bondade, eu me sinto à vontade em ir até lá, sem falar em dirigir a atenção para aquilo. Eu concluo com relação a eles: 'Com certeza, esses veneráveis abandonaram três coisas e cultivaram três [outras coisas].'

"Quais são as três coisas que eles abandonaram? Pensamentos de desejo sensual, pensamentos de má vontade e pensamentos de crueldade. Essas são as três coisas que eles abandonaram.

"Quais são as três coisas que eles cultivaram? Pensamentos de renúncia, pensamentos de não má vontade e pensamentos de não crueldade. Essas são as três coisas que eles cultivaram.

"Bhikkhus, em qualquer lugar em que bhikkhus estejam vivendo em concórdia, ... Eu concluo com relação a eles: 'Com certeza, esses veneráveis abandonaram três coisas e cultivaram três [outras coisas].'"

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.