Anguttara Nikaya III.117

Vipattisampada Sutta

Fracasso e Sucesso

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus há esses três tipos de fracassos. Quais três? Fracasso no comportamento virtuoso, fracasso na mente, fracasso no entendimento.

(1) "E qual é o fracasso no comportamento virtuoso? Aqui, alguém mata seres vivos, toma aquilo que não é dado, tem conduta imprópria em relação aos prazeres dos sentidos, diz mentiras, fala com malícia, fala de forma grosseira, fala de forma frívola. Isso é chamado de fracasso no comportamento virtuoso.

(2) "E o que é o fracasso na mente? Aqui, alguém é cobiçoso e tem má vontade. Isso é chamado fracasso na mente.

(3) "E o que é fracasso no entendimento? Aqui, alguém tem o entendimento incorreto e distorcido: 'Não existe nada que é dado, nada que é oferecido, nada que é sacrificado; não existe fruto ou resultado de ações boas ou más; não existe este mundo, nem outro mundo; não existe mãe, nem pai; nenhum ser que renasça espontaneamente; não existem no mundo brâmanes nem contemplativos bons e virtuosos que, após terem conhecido e compreendido diretamente por eles mesmos, proclamem este mundo e o próximo.' [1] Isso é chamado fracasso no entendimento.

"Devido ao fracasso no comportamento virtuoso, com a dissolução do corpo, após a morte, os seres renascem num plano de miséria, num destino ruim, nos mundos inferiores, no inferno. Devido ao fracasso na mente .... devido ao fracasso no entendimento, com a dissolução do corpo, após a morte, os seres renascem num plano de miséria, num destino ruim, nos mundos inferiores, no inferno.

"Esses bhikkhus são os três tipos de fracasso.

"Bhikkhus há esses três tipos de sucesso. Quais três? Sucesso no comportamento virtuoso, sucesso na mente, sucesso no entendimento.

(1) "E qual é o sucesso no comportamento virtuoso? Aqui, alguém se abstém de matar seres vivos, de tomar aquilo que não é dado, da conduta imprópria em relação aos prazeres dos sentidos, de dizer mentiras, de falar com malícia, de falar de forma grosseira, de falar de forma frívola. Isso é chamado de sucesso no comportamento virtuoso.

(2) "E o que é o sucesso na mente? Aqui, alguém não é cobiçoso e está livre da má vontade. Isso é chamado sucesso na mente.

(3) "E o que é sucesso no entendimento? Aqui, alguém tem o entendimento correto e não distorcido: ‘Existe aquilo que é dado e o que é oferecido e o que é sacrificado; existe fruto e resultado de boas e más ações; existe este mundo e o outro mundo; existe a mãe e o pai; existem seres que renascem espontaneamente; existem no mundo brâmanes e contemplativos bons e virtuosos que, após terem conhecido e compreendido diretamente por eles mesmos, proclamam este mundo e o próximo.’ Isso é chamado sucesso no entendimento.

"Devido ao sucesso no comportamento virtuoso, com a dissolução do corpo, após a morte, os seres renascem num destino feliz, no paraíso. Devido ao sucesso na mente .... devido ao sucesso no entendimento, com a dissolução do corpo, após a morte, os seres renascem num destino feliz, no paraíso.

"Esses bhikkhus são os três tipos de sucesso.

 


Notas:

[1] Veja o MN 41 - nota 1. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.