Anguttara Nikaya III.111

Nidana Sutta

Origem Dependente

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, há essas três causas para a origem de kamma. Quais três? A cobiça é uma causa para a origem de kamma, a raiva é uma causa para a origem de kamma, e a delusão é uma causa para a origem de kamma.

(1) "Qualquer kamma criado através da cobiça, nascido da cobiça, causado pela cobiça, originado da cobiça, esse kamma é prejudicial e repreensível e resulta no sofrimento. Esse kamma conduz ao surgimento de kamma, não à cessação de kamma.

(2) "Qualquer kamma criado através da raiva ... (3) Qualquer kamma criado criado através da delusão, nascido da delusão, causado pela delusão, originado da delusão, esse kamma é prejudicial e repreensível e resulta no sofrimento. Esse kamma conduz ao surgimento de kamma, não à cessação de kamma.

"Essas são as três causas para a origem de kamma.

“Bhikkhus, há essas outras três causas para a origem de kamma. Quais três? A não-cobiça é uma causa para a origem de kamma, a não-raiva é uma causa para a origem de kamma, e a não-delusão é uma causa para a origem de kamma.

(1) "Qualquer kamma criado criado através da não-cobiça, nascido da não-cobiça, causado pela não-cobiça, originado da não-cobiça, esse kamma é benéfico e irrepreensível e resulta na felicidade. Esse kamma conduz à cessação de kamma, não ao surgimento de kamma.

(2) "Qualquer kamma criado através da não-raiva ... (3) Qualquer kamma criado através da não-delusão, nascido da não-delusão, causado pela não-delusão, originado da não-delusão, esse kamma é benéfico e irrepreensível e resulta na felicidade. Esse kamma conduz à cessação de kamma, não ao surgimento de kamma.

"Essas são as outras três causas para a origem de kamma.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.