Anguttara Nikaya II.64-76

Sukha Sutta

Felicidade

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


(64) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade da pessoa leiga e a felicidade daquele que seguiu a vida santa. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade daquele que seguiu a vida santa é superior."

(65) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade dos prazeres dos sentidos e a felicidade da renúncia. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade da renúncia é superior."

(66) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade que depende das aquisições e a felicidade sem aquisições. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade sem aquisições é superior."

Nota: veja aquisições, upadhi em pali, no glossario.

(67) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade conectada com as impurezas e a felicidade sem impurezas. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade sem impurezas é superior."

Nota: veja impurezas, asava em pali, no glossario.

(68) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade mundana e a felicidade espiritual. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade espiritual é superior."

(69) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade nobre e a felicidade ignóbil Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade nobre é superior."

(70) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade corporal e a felicidade mental. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade mental é superior."

(71) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade acompanhada de êxtase e a felicidade sem êxtase. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade sem êxtase é superior."

Nota: A felicidade com êxtase (piti) é o segundo jhana e sem êxtase o terceiro jhana.

(72) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade prazerosa e a felicidade da equanimidade. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade da equanimidade é superior."

Nota: a felicidade prazerosa equivale aos três primeiros jhanas. A felicidade da equanimidade é o quarto jhana.

(73) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade da concentração e a felicidade sem concentração. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade da concentração é superior."

(74) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade baseada na presença de êxtase e a felicidade baseada na ausência de êxtase. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade baseada na ausência de êxtase é superior."

(75) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade baseada no prazer e a felicidade baseada na equanimidade. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade baseada na equanimidade é superior."

(76) "Bhikkhus, há esses dois tipos de felicidade. Quais dois? A felicidade baseada na forma e a felicidade baseada no sem forma. Esses são os dois tipos de felicidade. Desses dois tipos de felicidade, a felicidade baseada no sem forma é superior."

Nota: baseada na forma é o quarto jhana. No sem forma são as realizações imateriais.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 24 Novembro 2012

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.