Anguttara Nikaya II.38

Kandarayana Sutta

Para Kandarayana

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Certa ocasião o venerável Mahakaccana estava em Madhura no bosque de Gunda. Então o brâmane Kandarayana foi até o venerável Mahakaccana e depois da troca de saudações corteses e amáveis ele sentou a um lado e disse:

"Eu ouvi, mestre Kaccana: 'O contemplativo Kaccana não presta homenagem aos brâmanes que são velhos, envelhecidos, com a idade avançada, pressionados pelos anos, avançados na vida, chegando ao último estágio, nem que ele se levanta ou lhes oferece um assento'. Isto de fato é verdade, pois o mestre Kaccana não presta homenagem aos brâmanes que são velhos, envelhecidos, com a idade avançada, pressionados pelos anos, avançados na vida, chegando ao último estágio, nem que ele se levanta ou lhes oferece um assento. Isso não é bom, mestre Kaccana."

"Brâmane, o Abençoado, o arahant, perfeitamente iluminado, que sabe e vê, declarou o estágio de um ancião velho e o estágio de um jovem. Muito embora alguém seja velho - oitenta, noventa ou cem anos - se ele desfruta dos prazeres dos sentidos, permanece envolto pelos prazeres dos sentidos, arde com a febre pelos prazeres dos sentidos, é consumido com pensamentos de prazeres dos sentidos, está ansioso em busca de prazeres dos sentidos, então, ele é reconhecido como um ancião tolo [infantil]. Mas mesmo que alguém seja jovem, com o cabelo negro, dotado com as bênçãos da juventude, no primeiro estágio da vida, se ele não desfruta dos prazeres dos sentidos, não permanece envolto pelos prazeres dos sentidos, não arde com a febre pelos prazeres dos sentidos, não é consumido com pensamentos de prazeres dos sentidos, não está ansioso em busca de prazeres dos sentidos, então, ele é reconhecido como um sábio ancião."

Quando isso foi dito, o brâmane Kandarayana levantou do seu assento, arranjou o seu manto externo sobre o ombro, e inclinou-se com a cabeça aos pés dos bhikkhus jovens, dizendo: "Vocês anciãos estão no estágio de um ancião, nós jovens permanecemos neste estágio de um jovem."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 22 Dezembro 2012

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.