Anguttara Nikaya II.118-129

Asa Sutta

Desejos

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


(118) "Bhikkhus, há dois desejos difíceis de serem abandonados. Quais dois? O desejo pelo ganho e o desejo pela vida. Esses dois desejos são difíceis de serem abandonados."

Nota: ganho é labha em pali que também pode significar aquisições, posses.

(119) "Bhikkhus, há esses dois tipos de pessoas que são raras no mundo. Quais duas? Aquela que toma a iniciativa em ajudar os outros e aquela que é grata e agradecida. Esses dois tipos de pessoas são raras no mundo."

(120) "Bhikkhus, há esses dois tipos de pessoas que são raras no mundo. Quais duas? Aquela que está satisfeita e aquela que proporciona satisfação. Esses dois tipos de pessoas são raras no mundo."

(121) "Bhikkhus, esses dois tipos de pessoas são difíceis de satisfazer. Quais duas? Aquela que acumula aquilo que ganha e aquela que desperdiça aquilo que ganha. Esses dois tipos de pessoas são difíceis de satisfazer."

(122) "Bhikkhus, esses dois tipos de pessoas são fáceis de satisfazer. Quais duas? Aquela que não acumula aquilo que ganha e aquela que não desperdiça aquilo que ganha. Esses dois tipos de pessoas são fáceis de satisfazer."

(123) "Bhikkhus, há duas condições para o surgimento da cobiça. Quais duas? O sinal do atrativo e a atenção sem sabedoria. Essas são as duas condições para o surgimento da cobiça."

Nota: sinal do atrativo: subhanimitta. Atenção sem sabedoria: yoniso manasikara

(124) "Bhikkhus, há duas condições para o surgimento da raiva. Quais duas? O sinal do repulsivo e a atenção sem sabedoria. Essas são as duas condições para o surgimento da raiva."

(125) "Bhikkhus, há duas condições para o surgimento do entendimento incorreto. Quais duas? As palavras ditas por alguém e a atenção sem sabedoria. Essas são as duas condições para o surgimento do entendimento incorreto."

(126) "Bhikkhus, há duas condições para o surgimento do entendimento correto. Quais duas? As palavras ditas por alguém e a atenção com sabedoria. Essas são as duas condições para o surgimento do entendimento correto."

(127) "Bhikkhus, há dois tipos de ofensas. Quais duas? Uma ofensa grave e uma ofensa leve. Esses são os dois tipos de ofensas."

(128) "Bhikkhus, há dois tipos de ofensas. Quais duas? Uma ofensa vulgar e uma ofensa não vulgar. Esses são os dois tipos de ofensas."

(128) "Bhikkhus, há dois tipos de ofensas. Quais duas? Uma ofensa remediável e uma ofensa irremediável. Esses são os dois tipos de ofensas."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 24 Novembro 2012

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.