Anguttara Nikaya I.64-71

Viriyambhadi Sutta

Despertar da Energia

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


(64) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surjam, e qualidades benéficas que já surgiram declinem, como o descontentamento. Para quem está descontente, as qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surgem, e as qualidades benéficas que já surgiram declinam."

(65) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades benéficas que ainda não surgiram surjam e qualidades prejudiciais que já surgiram diminuam, como o contentamento. Para quem está contente as qualidades benéficas que ainda não surgiram surgem, e qualidades prejudiciais que já surgiram declinam."

(66) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surjam, e qualidades benéficas que já surgiram declinem, como a atenção sem sabedoria. Para quem dá atenção sem sabedoria, as qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surgem, e as qualidades benéficas que já surgiram declinam."

(67) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades benéficas que ainda não surgiram surjam e qualidades prejudiciais que já surgiram diminuam, como a atenção com sabedoria. Para quem dá atenção com sabedoria as qualidades benéficas que ainda não surgiram surgem, e qualidades prejudiciais que já surgiram declinam."

(68) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surjam, e qualidades benéficas que já surgiram declinem, como a falta de plena consciência. Para quem não tem plena consciência, as qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surgem, e as qualidades benéficas que já surgiram declinam."

(69) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades benéficas que ainda não surgiram surjam e qualidades prejudiciais que já surgiram diminuam, como a plena consciência. Para quem tem plena consciência as qualidades benéficas que ainda não surgiram surgem, e qualidades prejudiciais que já surgiram declinam."

(70) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surjam, e qualidades benéficas que já surgiram declinem, como amizades ruins. Para quem tem amizades ruins, as qualidades prejudiciais que ainda não surgiram surgem, e as qualidades benéficas que já surgiram declinam."

(71) "Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra única qualidade, que faz com que qualidades benéficas que ainda não surgiram surjam e qualidades prejudiciais que já surgiram diminuam, como amizades boas. Para quem tem amizades boas as qualidades benéficas que ainda não surgiram surgem, e qualidades prejudiciais que já surgiram declinam."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 1 Junho 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.