Anguttara Nikaya I.21,22 – 23,24 - 29,30

Akammaniya Sutta

Intratável

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


21. “Eu não vejo nenhuma outra coisa, bhikkhus, que seja tão intratável como uma mente não desenvolvida! [1] Uma mente não desenvolvida é de fato intratável.

22. “Eu não vejo nenhuma outra coisa, bhikkhus, que seja tão tratável como uma mente desenvolvida! Uma mente desenvolvida é de fato tratável.

 

23. “Eu não vejo nenhuma outra coisa, bhikkhus, que conduza a tanto dano como uma mente não desenvolvida! Uma mente não desenvolvida conduz a muito dano.

24. “Eu não vejo nenhuma outra coisa, bhikkhus, que conduza a tanto benefício como uma mente desenvolvida! Uma mente desenvolvida conduz a muito benefício.

 

29. “Eu não vejo nenhuma outra coisa, bhikkhus, que traga tanto sofrimento como uma mente não desenvolvida. Uma mente não desenvolvida de fato traz muito sofrimento.

30. “Eu não vejo nenhuma outra coisa, bhikkhus, que traga tanta felicidade como uma mente desenvolvida. Uma mente desenvolvida de fato traz muita felicidade.

 


 

Notas:

[1] Não desenvolvida, (abhavitam), de acordo com AA, uma mente que não tenha amadurecido, não tenha progredido no desenvolvimento mental, (bhavana).

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 3 Fevereiro 2007

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.