O que há de Novo

* Duas páginas para servir de guia para os leitores:

*    Para quem está começando.

*    Para quem já está familiarizado.



Tendo completado 15 anos em Agosto de 2015, o site alcançou o objetivo de oferecer um conjunto abrangente dos ensinamentos originais do Buda, fazendo jus ao título de site mais completo sobre os ensinamentos do Budismo Theravada.

Material suficiente para que qualquer um que se dedique aos estudos e à prática com seriedade possa libertar a mente.

O foco do site são os suttas, discursos do Buda e de seus discípulos mais próximos.

O Dhamma contido nos suttas é atemporal, ou seja não está sujeito ao tempo. Da mesma forma como o Dhamma quando ensinado pelo Buda há 2.500 anos era perfeitamente pertinente, assim também é hoje e continuará sendo no futuro.

São cerca de 11.500 discursos no Sutta Pitaka, sendo que o Acesso ao Insight disponibiliza um número considerável com quase 8.000 suttas traduzidos para o Português. A coleção disponível é bastante significativa e representativa do conjunto dos ensinamentos do Budismo original histórico, em particular considerando que todo o Digha Nikaya bem como o Majjhima Nikaya foram traduzidos para o Português. Levando isso em conta, em termos de conteúdo, o site disponibliza 72% de todo o Sutta Pitaka.

Quem já leu os suttas sabe que há muito conteúdo repetido, algumas vezes com pequenas variações em função do ouvinte do discurso ou algum outro detalhe. Assim, é correto afirmar que os suttas traduzidos representam um quadro completo e fiel dos ensinamentos originais do Buda, sendo que os suttas que não foram traduzidos não acrescentam nada de relevante ao material traduzido.

Para quem tem dúvidas sobre a importância dos suttas recomendo ler Posso Confiar nos Suttas?

O site é bastante extenso e complexo. Além dos suttas há também uma vasta coleção de cerca de 250 textos de 36 autores incluindo livros, ensaios, palestras, guias de estudo e glossários, abrangendo tanto questões doutrinárias dos ensinamentos do Buda como aspectos da prática de meditação.




Revisado: 28 Maio 2016

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.