Khuddaka Nikaya

A Coleção de Textos Curtos


O Khuddaka Nikaya, ou "Coleção de Textos Curtos" (Pali khudda = "menor; pequeno"), a quinta divisão do Sutta Pitaka, é uma coleção abrangente de "livros" contendo suttas completos, versos e pequenos fragmentos de ensinamentos do Dhamma. Alguns dos textos são muito apreciados e foram memorizados por Budistas devotos ao redor do mundo ao longo dos séculos; alguns são versos inspirados no Despertar dos primeiros monges; outros são textos completamente nebulosos que nunca foram traduzidos para um idioma ocidental.

Os sutras do Udana, Itivuttaka e Sutta Nipata estão disponíveis em livros ebook gratuitos.



Os dezoito livros do Khuddaka Nikaya:

1. Khuddakapatha ("Os textos breves") - Uma coleção de nove textos breves que talvez tenha sido desenhada como um guia de instrução para monges e monjas noviços. Inclui muitos textos fundamentais que são recitados, mesmo nos dias de hoje, por leigos e monásticos ao redor do mundo do Budismo Theravada. Os textos incluem: a tomada de refúgio; os dez preceitos; o Metta, Mangala e Ratana suttas e alguns suttas ( 7 e 8 ) acerca da importância de obter "méritos" (puñña).

2. Dhammapada ("O Caminho do Dhamma") - Uma coleção muito estimada com 423 versos que têm sido estudados e memorizados ao longo de séculos por milhões de Budistas ao redor do mundo.

3. Udana ("Exclamações") - Uma rica coleção de suttas curtos, cada um culminando em um verso curto proferido pelo Buda.

4. Itivuttaka ("Assim foi dito") - Uma coleção de 112 suttas curtos em prosa e verso, cada um abordando um tópico específico do Dhamma. O Itivuttaka tem o seu nome derivado da frase em Pali que introduz cada um dos suttas: iti vuttam Bhagavata, "Isto foi dito pelo Abençoado"

5. Sutta Nipata("A Coleção de Discursos") - 71 suttas curtos, incluindo o Karaniya Metta Sutta (Amor Bondade) e o Maha-Mangala Sutta (A Proteção Suprema).

6. Vimanavatthu ("Histórias das Mansões Celestiais") - 85 poemas, cada um explicando como ações meritórias conduzem ao renascimento como um deva num dos mundos celestiais.

7. Petavatthu ("Histórias dos Fantasmas Famintos") - 51 poemas, cada um explicando como ações não meritórias conduzem ao renascimento como um ser no mundo miserável dos "Fantasmas Famintos" (peta).

8. Theragatha ("Versos dos Monges Anciãos") -
9. Therigatha ("Versos das Monjas Anciãs") - Esses dois livros descrevem os relatos pessoais, sob a forma de verso, das vidas dos primeiros monges e monjas, frequentemente culminando com um belo símile descrevendo a sua experiência da iluminação.

10. Jataka ("Histórias dos Nascimentos") - 547 contos que descrevem algumas das vidas passadas do Buda em sua longa jornada como um Bodisatva

11. Niddesa ("Exposição") - Comentários dos suttas do Sutta Nipata. Alguns estudiosos atribuem a autoria do Niddesa ao principal discípulo do Buda, Ven. Sariputta; outros consideram que este é um trabalho muito mais recente.

12. Patisambhidamagga ("Caminho do Discernimento") - Uma análise do Abhidhamma.

13. Apadana ("Histórias") - Biografias, em verso, do Buda, 41 Paccekabuddhas (Budas "silenciosos"), 549 bhikkhus arahant e 40 bhikkhunis arahant.

14. Buddhavamsa ("História dos Budas") - Relatos biográficos do Buda Gotama e dos 24 Budas que o precederam.

15. Cariyapitaka ("Cesto da Disciplina") - Histórias, em verso, de 35 das vidas prévias do Buda. Essas histórias, supostamente contadas pelo Buda a pedido do Ven. Sariputta, ilustram a prática pelo Bodisatva de sete dos 10 paramis (perfeições).

16. Nettippakarana (Tipitaka Birmanes somente). No Tipitaka Cingales e Tailandes este é um texto para-canônico.

17. Petakopadesa (Tipitaka Birmanes somente ). No Tipitaka Cingales e Tailandes este é um texto para-canônico.

18. Milindapañha ("As Questões de Milinda") (Tipitaka Birmanes somente). No Tipitaka Cingales e Tailandes este é um texto para-canônico. Este é um diálogo fascinante entre o arahant Ven. Nagasena e o rei grego Milinda (Menander). O rei, um filósofo e hábil debatedor, bombardeia o Ven. Nagasena com uma questão após a outra sobre o Dhamma, cada uma delas respondida com maestria pelo Ven. Nagasena.


Revisado: 17 Março 2012

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.