Kamma (Karma)

A diligência é o caminho para o Imortal, a negligência é o caminho para a morte.
Appamado amatapadam, pamado maccuno padam.

Os diligentes não morrem, os negligentes já estão mortos. - Dhp 21
Appamatta na miyanti, ye pamatta yatha mata.



A palavra em Pali kamma (karma em Sânscrito) significa ação, sendo que na doutrina Budista o seu significado é mais específico: significa apenas as ‘ações volitivas ou intencionais,’ não todo tipo de ação. Nem significa apenas o resultado das ações, como muitas pessoas pensam. A doutrina de kamma expressa a lei da natureza de causa e efeito, ação e reação. Na noite da sua iluminação o Buda obteve o conhecimento direto do Renascimento, Kamma e as Quatro Nobres Verdades. Todos os ensinamentos do Buda derivam dessa experiência. O Buda disse que o primeiro elemento do Nobre Caminho Óctuplo, o Entendimento Correto, é o precursor de todo o caminho da prática Budista. O Entendimento Correto mundano compreende as Quatro Nobres Verdades e Kamma. A compreensão da doutrina de Kamma é portanto um elemento chave para aqueles que queiram compreender corretamente o caminho Budista. Neste guia você encontrará textos que expressam de forma completa e abrangente toda a extensão da doutrina de kamma e suas implicações e desdobramentos.


  • Kamma nos ensinamentos do Buda, por Venerável P.A.Payutto
    Um texto abrangente que explica em detalhes todos os aspectos de kamma de acordo com os ensinamentos do Buda, dissipando muitos entendimentos equivocados. Um verdadeiro guia de estudo que responde a todas as perguntas sobre kamma.

Outros Textos que tratam de Kamma:

  • Kamma e Renascimento, por Nyanatiloka Thera. Palestra dada pelo Venerável Nyanatiloka sobre kamma e renascimento.
  • Karma, por Ajaan Thanissaro. Este breve ensaio explica a natureza de karma (Pali: kamma), ou ação intencional. O processo de karma é resultado da interação complexa entre os frutos de ações passadas (sobre as quais não temos controle no presente) e as escolhas que fazemos no momento presente.
  • Karma ... Ações e seus Resultados por Ajaan Anan Akiñcano. No livro Ensinamentos Fáceis, Verdades Profundas Ajaan Anan fala sobre karma.
  • Abrindo a Porta para o Dhamma: O Respeito no Pensamento e Prática Budista, por Ajaan Thanissaro. Para obter êxito no aprendizado de qualquer habilidade, é necessário ter respeito por si mesmo, pelo assunto objeto de estudo e pelo mestre. Neste ensaio o autor demonstra que o mesmo se aplica ao se acercar dos ensinamentos do Buda. A habilidade em aprender depende do respeito apropriado para com três coisas: você mesmo, o princípio de kamma e os insights de outras pessoas com relação a esse princípio
  • O Caminho para Nibbana está Pavimentado com Intenções Hábeis , por Ajaan Thanissaro. De acordo com o princípio básico de karma, as nossas intenções subjacentes desempenham um papel fundamental na determinação dos frutos das nossas ações. O autor explica neste ensaio que se estivermos genuinamente interessados em aspirar ao objetivo dos ensinamentos Budistas, não é suficiente agir com boas intenções; de preferência, precisamos aprender, através da auto reflexão honesta e associação com amigos virtuosos e sábios, a cultivar a habilidade nas nossas intenções.
  • Cinco Questões sobre Kamma , por Ledi Sayadaw. OUma entrevista com o Venerável Ledi Sayadaw na qual ele responde a perguntas sobre como o kamma dos pais influenciam o kamma dos filhos, a visão do bardo, lembrança de vidas passadas, os cinco Abhiññana ou poderes psíquicos.
  • O Dhamma como Kamma Habilidoso, por Ajaan Sucitto. Os vários tipos de kamma e como o Dhamma deve ser empregado para dar um fim ao kamma.
  • Introdução ao Majjhima Nikaya, por Bhikkhu Boddhi. Os ensinamentos sobre kamma encontrados no Majjhima Nikaya.
  • O Renascimento Faz Sentido? , por Bhikkhu Boddhi. Não é incomum que as pessoas tenham dificuldades em aceitar a idéia de renascimento. Mas faz sentido crer no renascimento?
  • Devadaha Sutta - MN 101 , por Ajaan Thanissaro. Uma sucinta análise de Ajaan Thanissaro do Devadaha Sutta. Tomando como base a filosofia dos Jainistas o Buda transmite um importante ensinamento sobre o funcionamento de karma, que por sinal responde a um freqüente mal-entendido sobre karma, comum mesmo nos dias de hoje.

Os ensinamentos dos suttas:


Revisado: 16 Abril 2016

Copyright © 2000 - 2018, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.