Dukkha

Dukkha

Não existe nem no Inglês nem no Português uma única palavra que expresse a completa profundidade, extensão e sutileza desse importante termo dukkha em Pali. Na tentativa de chegar ao cerne dessa palavra muitas traduções alternativas são utilizadas (sofrimento, estresse, insatisfação, etc.). É bom no entanto não ficar muito à vontade com uma tradução em particular da palavra dukkha, já que tudo ligado ao ensinamento do Buda impulsiona continuamente à ampliação e aprofundamento do entendimento da natureza de dukkha. Como regra geral, assim que você acreditar que encontrou aquela melhor tradução para dukkha, pense outra vez pois não importa como você a descreva, ela será sempre maior, mais sutil e mais insatisfatória do que isso.




A definição

"Nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que se deseja é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento."

-- SN LVI.11


Uma definição contemporânea:

Dukkha é:

Perturbação, irritação, depressão, preocupação, desespero, medo, temor, angústia, ansiedade, vulnerabilidade, ferimento, inabilidade, inferioridade; enfermidade, envelhecimento, decadência do corpo e faculdades, senilidade, dor/prazer; excitação/tédio; privação/excesso; desejo/frustração, supressão; saudades/estar sem rumo; esperança/sem esperança; esforço, atividade, esforço/repressão; perda, querer, insuficiência/saciedade; amor/falta de amor, falta de amigos; antipatia, aversão/atração; paternidade/desprovido de filhos; submissão/rebelião; decisão/indecisão, vacilação, incerteza.

-- Francis Story em Suffering, no Vol. II de The Three Basic Facts of Existence (Kandy: Buddhist Publication Society, 1983)


Somente dukkha

"Tanto antes, como agora, eu declaro somente o sofrimento e a cessação do sofrimento."

SN XXII.86


Três tipos de dukkha

"Há essas três formas de sofrimento, meu amigo: o sofrimento da dor, o sofrimento das formações condicionadas e o sofrimento da mudança. Essas são as três formas de sofrimento."

....

[Jambukhadika o errante:] "Mas há um caminho, há um meio para a completa compreensão dessas formas de sofrimento?"

"Exatamente este Nobre Caminho Óctuplo, meu amigo – entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta. Esse é o caminho, esse é o meio para a completa compreensão dessas três formas de sofrimento."

SN XXXVIII.14


O passo seguinte no Treinamento Gradual: O Ciclo de Renascimentos (Samsara)

 

Revisado: 2 Setembro 2006

Copyright © 2000 - 2018, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.