Ajaan Sucitto

O Venerável Ajaan Sucitto nasceu em Londres em 1949, mas mudou-se para a cidadezinha de Dunstable na adolescência. Seu primeiro encontro com o Budismo veio através de um interesse pela literatura japonesa enquanto estudava no colegial, mas na sua cidade ele não conseguiu encontrar nada para dar continuidade a esse assunto. O contínuo interesse na literatura fez com que ele obtivesse o diploma de bacharel em inglês e literatura americana na Universidade de Warwick em 1971. Depois disso, a busca por um direcionamento que desse um significado na vida atraiu-o para uma viagem através do leste em direção à Austrália. Depois de um período na Índia, em 1975 ele foi para a Tailândia, onde ele acabou se deparando com uma aula de meditação Budista em Chiang Mai. Depois de alguns dias de prática, ele decidiu tentar um comprometimento com Vida Santa, ordenando-se como bhikkhu em 1976.

Ele passou três anos na Tailândia, a maior parte do tempo em Wat Kiriwong em Nakhon Sawan. Durante uma curta estada em Chiang Mai, no entanto, ele encontrou Ajaan Sumedho antes deste partir para a Inglaterra. E quando Ajaan Sucitto retornou à Inglaterra em 1978 para visitar sua família, ele encontrou Ajaan Sumedho novamente no Vihara Hampstead e decidiu ficar para fazer um treinamento com ele. Durante os anos que ele esteve com Ajaan Sumedho, ele foi responsável pela edição e publicação das palestras dele, bem como de outras publicações da Sangha.

Ajaan Sucitto fez parte do grupo original que fundou o Monastério de Chithurst, em Cittavivekha, em 1979. Ele também ajudou a estabelecer um vihara em Northumberland, Aruna Ratanagiri, em 1981. Em 1984 ele fez parte da comunidade que mudou de Chithurst para Hertfordshire para começar o Monastério Budista de Amaravati onde ele tinha a responsabilidade de supervisionar as monjas que estavam em treinamento, bem como outras obrigações. Nessa época, ele também começou a ensinar o Budismo fora da Inglaterra. Em 1992, ele foi chamado para assumir a função de abade do Monastério Chithurst onde ele agora reside.

Suas publicações incluem:
“Introdução à Meditação de Insight” (um guia para principiantes)
“O Amanhecer do Dhamma” (um comentário ilustrado sobre o primeiro discurso do Buddha)
“Kalyana” (uma pequena coleção de palestras editadas)

Ele também faz parte do corpo de professores visitantes do BCBS – Barre Center of Buddhist Studies em Barre/MA, EUA.

http://www.cittaviveka.org/

 


 

O Buda ensinou que existem quatro tipos de kamma ou ações intencionais, sendo que a mais importante delas é o quarto tipo, a ação que dá um fim à ação, ou o fim do kamma. Ajaan Sucitto explica que tipo de ação é essa.

 

Livro grátis em todos formatos digitais (ePub, MOBI AZW3, PDF), com cinco palestras de renomados mestres da Tradição das Florestas da Tailândia: Ajaan Chah, Ajaan Brahmavamso, Ajaan Pasanno, Ajaan Sucitto, Ajaan Chandako, que são verdadeiras jóias raras com valiosas dicas sobre o cultivo mental ensinado pelo Buda.

 

 

Revisado: 16 Janeiro 2016

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.