Santikaro Bhikkhu

Santikaro Bhikkhu é um monge americano nascido em Chicago no dia 11 de Junho de 1957. Ele se formou em Retórica pela Universidade de Illinois em 1980 sendo ordenado como bhikkhu no dia 28 de Janeiro de 1985 no Wat Cholapratan Rangsarit, Pak Kred, Nontaburi, ao norte de Bangcoc, Tailândia, pelo Venerável Panyananda Bhikkhu.

Em Abril de 1985 ele foi para o monastério Suan Mokkhabalarama, fundado por Buddhadasa Bhikkhu, um eminente mestre, erudito e reformador tailandês. Santikaro se tornou o principal tradutor para o inglês das obras de Ajaan Buddhadasa. Mais tarde ele também passou a auxiliar o abade de Suan Mokkh, Ajaan Poh Buddhadhammo nos retiros mensais de meditação, tendo liderado a maioria desses retiros de 1986 até 1993. A partir de 1990 ele também conduziu retiros de meditação no Sri Lanka, Índia, Estados Unidos da América, Filipinas e Austrália. Ele também desempenhou o papel de abade do Suan Atammayatarama, um centro de treinamento para monges estrangeiros em Suan Mokkh.

O Ven. Santikaro traduziu e editou Mindfulness with Breathing, Heartwood of the Bodhi Tree e vários outros textos menores. Com participação ativa no diálogo inter-religioso e nas atividades do Budismo engajado socialmente; ele também está envolvido com a pesquisa e crítica das ciências cognitivas de estudos da consciência, pesquisas modernas sobre o cérebro e outros campos de atividade relacionados, sob a perspectiva dos ensinamentos Budistas.

http://www.suanmokkh.org/wbmstr1.htm


 

O papel dos sete fatores do despertar na prática da meditação formal e na vida diária com particular ênfase no segundo fator do despertar – investigação dos Dhammas. Este artigo foi extraído de um curso de 7 dias ministrado no Barre Center for Buddhist Studies em Março de 2000.

 

 

Revisado: 8 Março 2003

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.